Diretor-geral da ACI World, o brasileiro Luis Felipe de Oliveira, deixará a organização em 2024

Luis Felipe de Oliveira, diretor-geral do Airports Council International (ACI) World, anunciou sua decisão de renunciar ao cargo no final de 2024. A saída é motivada por razões familiares. Oliveira retornará à Europa com sua família após quatro anos à frente de ACI World.

Na função durante os desafios sem precedentes impostos pela pandemia global, Oliveira conduziu ACI World através da crise mais grave já vivida no setor da aviação. Embora os desafios permaneçam na indústria aeroportuária e exijam atenção a longo prazo, ele despede-se com sentimento de missão cumprida, tendo elevado a organização a novos patamares.

“Liderar ACI World como diretor-geral nos últimos quatro anos foi uma grande honra”, disse. “A missão que ACI defende, os benefícios que ela traz para os nossos membros globais, a nossa equipe dedicada que dá vida à sua visão e o impacto social e econômico ilimitado de uma indústria de aviação pujante, tudo isso reaviva meu espírito. Meu compromisso com esta causa nobre permanecerá firme em meu último ano como diretor-geral de ACI World. É com pesar que anuncio a minha saída, mas com sentimento de dever cumprido e gratidão à organização. Ao refletir sobre meu próximo capítulo profissional com minha família, sinto-me cheio de otimismo e vontade de enfrentar novos desafios.”

Durante sua gestão, Oliveira alcançou marcos significativos no posicionamento de ACI World como líder na indústria de aviação. Uma de suas realizações notáveis foi fortalecer a base financeira da organização, duplicando as reservas, aumentando as margens operacionais e reduzindo despesas. Ele liderou uma transformação digital e implementou um roteiro claro de tecnologia da informação, garantindo a preparação de ACI World para o futuro.

Além dos sucessos financeiros, Oliveira aumentou a autoridade e a visibilidade dos aeroportos no setor de aviação. Ele revitalizou o Programa de Credenciamento Profissional de Gestão Aeroportuária (AMPAP), de renome internacional, e garantiu o reconhecimento de ACI World como “Ótimo Lugar para Trabalhar”, com um aumento notável de 23% na satisfação dos funcionários, superando os padrões comparativos do setor.

Sheik Aimen Al Hosni, CEO dos Aeroportos de Omã e Presidente de ACI World disse: “É com profundo sentimento de gratidão que nos despedimos de Luis Felipe de Oliveira. Nos últimos anos, sua liderança e camaradagem foram fundamentais para nossas conquistas em ACI World. Sua visão e amizade têm sido um farol de inspiração e, mesmo que sua falta seja muito sentida, estamos ansiosos para honrar seu legado à medida que continuarmos a subir a novos patamares. Em nome dos Aeroportos de Omã e do Conselho de Administração de ACI World, desejamos-lhe todo o sucesso nos seus empreendimentos futuros.”

“Agradeço a Felipe por sua liderança dedicada e focada durante um dos períodos mais tumultuados da história da aviação”, disse Candace McGraw, CEO do Aeroporto Internacional de Cincinnati/Northern Kentucky e futura presidente de ACI World. “Trabalharemos em estreita colaboração durante o próximo ano para garantir o sucesso contínuo da organização durante esta transição”, acrescentou McGraw.

O anúncio antecipado da saída de Luis Felipe de Oliveira visa proporcionar tempo suficiente para uma transição tranquila, garantindo a estabilidade contínua da organização. Ao expressar a sua gratidão aos membros do Conselho de Administração de ACI, aos Parceiros de Negócios Mundiais, ao Comité Executivo e aos Diretores Regionais, ele reserva um reconhecimento especial à equipe de ACI World. Sua incrível dedicação e paixão foram fundamentais para alcançar os objetivos da organização.

Quando Oliveira terminar seu mandato de cerca de cinco anos, deixará um legado de resiliência, inovação e progresso. A comunidade da aviação deve muito à sua liderança em tempos difíceis e ACI World continua bem posicionada para o sucesso contínuo.

Informações da ACI World

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Tênis passam a ser permitidos aos tripulantes da empresa aérea KLM,...

0
A empresa aérea holandesa KLM informou nesta semana que seus tripulantes poderão passar a usar tênis como parte de seus uniformes.