Ditador norte-coreano, Kim Jong Un, visita fábrica de aviões russa e avalia parceria tecnológica

Kim Jong Un, o ditador da Coreia do Norte, elogiou a tecnologia da aviação russa durante a sua recente visita a uma fábrica de caças no Oblast de Khabarovsk, provocando discussões sobre potenciais colaborações militares, informou o Aviacionline.

Na sexta-feira, Kim Jong Un inspecionou a fábrica Sukhoi, que atualmente enfrenta sanções ocidentais. Esta medida é vista com apreensão por Washington e seus aliados, pois teme-se que fortaleça a postura militar da Rússia na Ucrânia e impulsione o programa de mísseis de Pyongyang.

O presidente russo, Vladimir Putin, e Kim Jong Un envolveram-se em discussões que abrangem a guerra na Ucrânia, questões militares e áreas potenciais para aprofundar a cooperação durante a sua reunião na quarta-feira.

Durante sua visita, Kim interagiu com pilotos de teste na oficina de montagem da fuselagem do caça, obtendo informações sobre as especificações técnicas e desempenho de voo do caça de quinta geração Su-57. Ele também explorou as características de um avião comercial produzido pela fábrica e presenciou o voo de teste de um caça Su-35 .

Após a visita, a Coreia do Sul e os Estados Unidos declararam que a colaboração militar entre a Coreia do Norte e a Rússia representa uma violação das sanções da ONU contra Pyongyang, prometendo garantir repercussões.

Após a turnê, Kim Jong Un continuou até sua próxima parada, Primorsky Krai. A visita mostrou caminhos potenciais para colaboração na produção de aeronaves e outros setores, sugerindo um futuro relacionamento bilateral promissor sobre o assunto.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias