Início Aviação Militar

Divulgadas imagens do show da Esquadrilha da Fumaça que uniu aviação e as Cataratas, em alusão a Santos Dumont

Cena do vídeo apresentado abaixo – Imagem: Força Aérea Brasileira

Uma tarde emocionante em uma das sete maravilhas naturais do mundo. É assim que a Força Aérea Brasileira (FAB) descreve o show aéreo especial realizado na última quinta-feira, 3 de agosto, sobre as famosas Cataratas do Iguaçu, no estado do Paraná, mostrado em algumas cenas no vídeo a seguir.

A demonstração que encantou o público foi mais uma das homenagens aos 150 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont, o Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira, que também é um dos grandes responsáveis pela história do Parque Nacional do Iguaçu:

Como visto no vídeo acima, para celebrar o aniversário do herói nacional, a Força Aérea Brasileira promoveu uma exibição completa de tirar o fôlego com a apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) – popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça. O espetáculo contou com sete aeronaves A-29 Super Tucano, com aproximadamente 50 manobras e 30 minutos de duração.

Imagem: Divulgação

Antes do show aéreo, foi realizada a Solenidade Militar de Descerramento de Placa em Homenagem ao Sesquicentenário do Pai do Aviação, na unidade de conservação, local dedicado à memória do inventor brasileiro. Santos Dumont foi um dos padrinhos e incentivadores para a criação da área de preservação ambiental.

Imagem: Divulgação

A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, que foi recebido pelo Comandante do Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero. Também participou da cerimônia o Chefe do Gabinete do Comandante de Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Ary Soares de Mesquista, entre outras autoridades civis e militares.

O evento também contou com a participação da Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira (OSFAB) – em um grupo reduzido de músicos.

Em seu discurso, o Comandante da Aeronáutica frisou que, nas Cataratas do Iguaçu, há o registro histórico de mais um ato de generosidade do saudoso Alberto Santos Dumont em favor não só do povo brasileiro, mas de toda a humanidade.

“No longínquo ano de 1916, durante visita às Cataratas do Iguaçu, que, à época, integravam uma área particular, esse ilustre brasileiro, impactado pelas belezas naturais, anteviu a relevância de preservá-la como propriedade pública, a fim de tornar acessível a todos, indistintamente”, sublinhou o Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno.

O Parque Nacional do Iguaçu, na tríplice fronteira Brasil-Paraguai-Argentina, foi a primeira unidade de conservação do Brasil a ser declarada patrimônio mundial natural pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Assim, o local foi escolhido também como forma de relembrar a importância do Patrono da Aeronáutica para a criação da área de proteção ambiental, que abriga o lado brasileiro das quedas mundialmente conhecidas, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná.

Para o Diretor da Urbia Cataratas, Munir José Calaça, uma solenidade como essa é muito significativa para o Parque.

“Santos Dumont, além de seu legado na aviação, também é lembrado por seu amor pela natureza e sua preocupação com a preservação ambiental. Ele foi uma das vozes pioneiras na defesa de áreas naturais e da importância de proteger nossos recursos naturais para as futuras gerações. Devemos honrar e lembrar o legado de Santos Dumont como um defensor incansável da natureza”, disse.

Um dos pilotos da Esquadrilha da Fumaça, Capitão Aviador Filipe Pereira Santos, comentou que a demonstração naquele cenário paradisíaco foi muito especial.

“O Parque Nacional do Iguaçu fez uma homenagem a Santos Dumont, que, afinal, é o Padrinho do Parque. Por isso, foi uma apresentação bastante marcante para nós”, frisou.

Homenagens ao Herói Nacional

O ano de 2023 está sendo marcado por diversas celebrações a Alberto Santos Dumont, o Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira. Em 20 de julho de 1873, nascia, no interior de Minas Gerais, o menino que ganharia os céus e, anos mais tarde, se destacaria com seus balões, dirigíveis e o famoso 14-bis.

Como forma de reconhecimento, a Força Aérea Brasileira realiza diversos eventos comemorativos aos 150 anos de nascimento de Santos Dumont, entre exposições, solenidades oficiais, apresentações da Orquestra da FAB e demonstrações da Esquadrilha da Fumaça.

Sair da versão mobile