dnata integra drones autônomos em suas operações de carga no aeroporto de Dubai

Imagem: Divulgação / dnata

A dnata, fornecedora global de serviços aéreos e de viagens, que faz parte do Grupo Emirates, anunciou nesta semana a integração bem-sucedida de drones autônomos em suas operações de carga em Dubai, Emirados Árabes Unidos.

Segundo a empresa, a iniciativa estratégica melhorou significativamente a eficiência operacional, proporcionando benefícios notáveis para as companhias aéreas clientes nos aeroportos Dubai International (DXB) e Dubai World Central (DWC). Os principais resultados incluem redução de 20% nos tempos de processamento nos estoques de rack e mais de 99% de precisão no rastreamento de remessas.

A dnata ressalta que foi o primeiro fornecedor de serviços de carga a introduzir drones nas suas operações de carga nos Emirados Árabes Unidos em 2021. Os drones integraram-se perfeitamente no fluxo de trabalho diário e nos processos de inventário do armazém. Em média, os drones da dnata monitoram cerca de 1.800 remessas diariamente com 99% de precisão em 2.400 locais de rack.

O software inovador do parceiro da dnata, Gather AI, permite que os drones mapeiem o ambiente, coletem dados de inventário, contem caixas, meçam a temperatura e leiam códigos de barras usando apenas suas câmeras, sem a necessidade de qualquer infraestrutura ativa adicional.

Os drones são emparelhados com um tablet que fornece dados de inventário em tempo real. Os dados coletados podem ser visualizados diretamente no tablet ou no painel web, por meio de um aplicativo de fácil utilização.

Com tarefas rotineiras automatizadas, os recursos humanos podem ser alocados para responsabilidades mais complexas, melhorando, em última análise, a produtividade geral da força de trabalho.

A utilização de drones também contribuiu para a redução da pegada de carbono e para a melhoria da segurança, ao reduzir a necessidade de plataformas elevatórias móveis de trabalho no armazém.

Os drones podem operar em temperaturas entre 0 e +50 graus Celsius em um ambiente fechado, permitindo que a dnata também aproveite a tecnologia em suas instalações de cadeia de resfriamento. A dnata tem planos de introduzi-los em outras estações de sua rede global de carga nos próximos anos.

Guillaume Crozier, vice-presidente sênior de carga dos Emirados Árabes Unidos e estratégia global de carga da dnata, disse:

“Estamos entusiasmados em testemunhar os excelentes resultados que nossa tecnologia de drones trouxe para nossas operações de carga. A precisão e confiabilidade destes drones superaram as nossas expectativas, levando a um impacto transformador nos nossos níveis de eficiência.

Esses avanços têm um impacto positivo direto em nossas companhias aéreas clientes, que podem se beneficiar de maior precisão, tempos de entrega reduzidos e operações logísticas mais tranquilas. O lançamento de drones autônomos em nossas operações reflete nosso compromisso em fornecer serviços de alto nível por meio das mais recentes tecnologias”.

Sankalp Arora, CEO e cofundador da Gather AI, disse:

“A Gather AI e a dnata já transformaram a visão de um ecossistema de carga aérea totalmente digitalizado em uma realidade inovadora. Nossos drones de inventário autônomo não são apenas conceitos futuristas; eles são hoje são revolucionários operacionais, permitindo transparência em tempo real nos processos de inventário e carga aérea.

A dnata tem estado na vanguarda da revolução digital na carga aérea, e nós da Gather AI estamos orgulhosos de ser os parceiros tecnológicos que tornaram esta visão ganhe vida.”

Informações dnata

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias