Finalizado o financiamento para compra da primeira aeronave própria da italiana ITA Airways

Airbus A330-900

A companhia aérea italiana ITA Airways anunciou nesta semana a finalização de uma transação de financiamento na forma de uma emissão de títulos de colocação privada de € 80 milhões para a compra de sua primeira aeronave própria, um Airbus A330-900 (A330neo).

Esta transação foi concluída com fundos geridos pela Castlelake, uma empresa global de investimento alternativo com mais de 18 anos de experiência em investimento, financiamento e gestão de ativos de aviação.

Esta iniciativa complementa o empréstimo de € 90 milhões concedido à Empresa por um conjunto de bancos italianos, apoiado por uma garantia SACE, para apoiar o desenvolvimento da Empresa em termos de frota e expansão da malhade voos.

“Estamos muito satisfeitos por termos concluído estas importantes transações, que estão em linha com a estratégia da ITA Airways de proteger o patrimônio acionário com uma contribuição equilibrada de capital de dívida”, disse Antonino Turicchi, presidente da ITA Airways.

“O acesso a instrumentos financeiros foi possível graças a uma credibilidade crescente junto de bancos e investidores que foi adquirida através do desempenho positivo registado em 2023. Isto marca um passo fundamental no caminho de desenvolvimento traçado no Plano Industrial, que visa trazer a Empresa de volta a produzir lucros em breve, possivelmente antes do próprio Plano”, completou o presidente.

Para 2024 a ITA Airways também pretende continuar nesta direção, tendo já iniciado conversações com vários players do mundo financeiro para replicar, conforme previsto no Plano Industrial, operações adicionais de financiamento garantido por ativos, que garantirão uma cobertura de até 80% do valor de compra de aeronaves de nova geração.

O mercado financeiro demonstra particular interesse neste tipo de operação, uma vez que as aeronaves de nova geração são muito procuradas devido ao seu baixo consumo de combustível, menores custos operacionais e emissões reduzidas, permitindo uma redução significativa da pegada de carbono.

Até ao final do Plano Estratégico 2023-2027, a ITA Airways pretende ter 90% da sua frota composta por aeronaves amigas do meio-ambiente, consumindo 25% menos combustível e produzindo 25% menos emissões de CO₂, para se tornar a transportadora mais verde da Europa.

Informações da ITA Airways

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias