Início Variedades

Dobradinha de aviões Airbus A340 que “desapareceu no ar”, reaparece voando em empresa aérea do Irã

No final de fevereiro, dois aviões Airbus A340, pertencentes à empresa de leasing Macka Invest, da Gâmbia, que deveriam voar da Lituânia para Sri Lanka e Filipinas, acabaram no Irã, como informado anteriormente aqui.

Uma vez que entraram no território iraniano, os transponders das aeronaves foram desligados e as aeronaves sumiram do radar. Dias depois, dados de satélite mostravam que uma aeronave havia pousado no aeroporto Mehrabad, em Teerã, e a outra no aeroporto Konarak, em Chabahar, no sul do país.

Como atualiza agora a imprensa lituana, foi desta forma que a Mahan Air, uma empresa de aviação que opera no Irã, conseguiu adicionar duas aeronaves, contornando as sanções dos EUA existentes relacionadas ao programa nuclear iraniano. O comentário se explica porque as aeronaves foram vistas operando com a Mahan Air.

Uma terceira aeronave pertencente à Macka Invest permaneceu na Lituânia, em Šiauliai. De acordo com Aurelija Kuezada, diretora do aeroporto de Šiauliai, a aeronave foi impedida de decolar por causa das peças sobressalentes que carregava.

“O plano era voar para as Filipinas, mas supomos que também poderia ter pousado no Irã. Nada poderia ter evitado isso. Portanto, simplesmente não permitimos que o avião partisse quando descobrimos que o primeiro avião havia pousado no Irã,” disse Kuezada.

Oro Navigacija, o provedor de serviços de navegação de propriedade estatal da Lituânia, disse à mídia que os três aviões não levantaram suspeitas até a hora de sua decolagem. O caso está em investigação para ver quem esteve envolvido no “desvio” das aeronaves e se houve roubo à empresa dona dos equipamentos.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.