Dois aviões A380 são captados voando um logo acima do outro

Cenas do vídeo que você assiste abaixo nesta matéria

Encontros dos grandes aviões Airbus A380 pelos céus se tornaram menos prováveis após a Covid-19, já que a crise gerada pela pandemia na aviação de transporte de passageiros fez com que parte das empresas aéreas que utilizavam o modelo optassem por aposentá-lo.

Mesmo assim, como muitos deles ainda voam e em rotas semelhantes, já que as companhias os utilizam principalmente em voos entre os aeroportos mais movimentados do mundo, os encontros dos Superjumbos não deixaram de ocorrer.

E mais uma vez um desses momentos foi captado em vídeo, já que os pilotos de um avião tiveram a surpresa de ver, logo acima deles, dois destes que são os maiores aviões de passageiros do mundo voando praticamente juntos.

Na cena do vídeo abaixo, é possível notar pelas pinturas nas barrigas dos A380 que se tratam de exemplares das companhias árabes Emirates e Qatar.

A primeira é a maior operadora do modelo no mundo, com incríveis 120 unidades das 272 fabricadas, e não tem planos de aposentá-los tão cedo. A segunda havia afirmado que não era economicamente e ambientalmente viável voltar a utilizar o quadrijato de dois andares, porém, um problema com sua frota de Airbus A350 fez com que ela precisasse reativar as grandes aeronaves por algum tempo.

E como as duas empresas ficam baseadas em aeroportos relativamente próximos e possuem vários voos para a Europa, o resultado é um aumento da chance de ocorrerem encontros como este nas rotas do movimentado trajeto.

Vale ressaltar que, embora pareçam estar muito próximos, os A380 estão mantendo no mínimo 1.000 pés (cerca de 300 metros) de separação vertical, já que essa é a distância mínima utilizada em rota, portanto, não há nenhum risco para a segurança de voo.

Acompanhe a seguir a bonita gravação, da qual até o momento não tivemos conhecimento de detalhes adicionais sobre em que data ou sobre que local ocorreu. Depois, abaixo do vídeo, deixamos mais algumas sugestões de outros bonitas cenas filmadas em altitude como neste caso, incluindo o dia em que piloto da LATAM em dois aviões se filmaram mutuamente sobre o Oceano.

Atualização: recebemos a informação de que a gravação foi feita há poucos dias a partir de um Airbus A320, e que os A380 estavam nos níveis de voo de 36 mil pés (10,97 km) e 38 mil pés (11,58 km) sobre o Kuwait.

Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

A interrupção da cadeia de suprimento e o impacto para as...

0
As interrupções na cadeia de suprimentos e no transporte global estão dificultando para os fabricantes de aeronaves e fornecedores