A Saudi Arabian Airlines (também conhecida como ‘Saudia’), a companhia aérea nacional do Reino da Arábia Saudita, juntou-se ao Ministério da Cultura para celebrar o “Ano da Caligrafia Árabe”, adornando dois de seus aviões Boeing 787 Dreamliner com um libré especial marcando a iniciativa.
Além de decorar as duas aeronaves Boeing com caligrafia árabe, a Saudia organizou eventos especiais antes de suas decolagens do Aeroporto Internacional King Khalid, em Riade, e do Aeroporto Internacional King Abdulaziz, em Jidá, onde calígrafos escreviam os nomes dos passageiros em caligrafia árabe em réplicas de cartões de embarque.
Os passageiros também foram presenteados com uma apresentação ao vivo de música tradicional árabe e com o encarte para colorir Mandala Arab Letter – uma das iniciativas vencedoras do concurso de caligrafia árabe do Ministério da Cultura, realizado anteriormente. Ambas as aeronaves também exibiram vídeos introdutórios e designs em suas telas para familiarizar os passageiros com a caligrafia árabe.
A iniciativa do “Ano da Caligrafia Árabe” foi lançada no ano passado pelo Ministério da Cultura e apoiada pelo programa ‘Qualidade de Vida’, um dos programas do projeto Saudi Vision 2030. A iniciativa foi estendida por mais um ano para incluir mais programas e projetos que demonstram o apoio da Arábia Saudita à arte e tem como objetivo desenvolver a caligrafia como uma arte distinta que incorpora a riqueza e estética da língua árabe.
A iniciativa inclui vários programas e projetos para enfatizar a diversidade da caligrafia árabe, seu papel como uma força unificadora na herança cultural do mundo árabe e suas ligações com os vários campos da civilização árabe, incluindo religião, arte, arquitetura, educação e habilidade. Ela também visa familiarizar as pessoas com os vários tipos de canetas, tintas e escritas usados para caligrafia árabe, incluindo Thuluth, Naskh, Ruqʿah, Diwani e Cúfico, bem como as várias tipografias e formas artísticas em que evoluíram nos últimos tempos .
Ao apoiar a iniciativa, a Saudia pretende apresentar à comunidade local e internacional os esforços para transformar a arte da caligrafia árabe em um ícone estético que representa a identidade saudita.