Donald Trump diz que “se a Boeing o tivesse ouvido, os desastres do 737 MAX teriam sido evitados”

Imagem: Tomás Del Coro / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

A gigante aeroespacial Boeing recebeu críticas do empresário e ex-presidente dos EUA, Donald Trump, por sua estratégia de não investir na renovação do 757 O magnata, que é conhecido por suas opiniões sobre diversos assuntos, voltou às manchetes.

Em uma recente carta ao Truth Social, rede social de sua propriedade, Trump voltou a criticar a fabricante norte-americana Boeing. Segundo o ex-presidente, ele havia aconselhado a Boeing a não renovar o “pouco atraente e lento” 737, optando pela modernização do 757, uma aeronave “rápida, bonita e elegante”.

Ao comparar o Boeing 757 com o 737 MAX, Trump argumenta que o primeiro é o avião favorito dos pilotos comerciais e que, se a Boeing tivesse optado por atualizá-lo, os dois acidentes trágicos do MAX não teriam acontecido.

No entanto, a Boeing encerrou a produção do 757 em 2004 e não apresentou um sucessor real para a aeronave, com críticas constantes sobre essa decisão. A empresa enfrenta agora a concorrência acirrada da Airbus, que tem tido grande sucesso com o A321neo Long Range (LR) e Xtra Long Range (XLR).

Com uma opção mais limitada de aeronaves, a Boeing se viu em apuros após os dois acidentes do 737 MAX e o atraso na introdução do MAX 10 devido ao fortalecimento do processo de certificação.

Apesar de tudo, seria difícil confirmar se Trump, que é proprietário de um Boeing 757, realmente deu o conselho mencionado à Boeing.

Por fim, Trump também criticou a Lockheed por equipar o F-35 com apenas um motor, alegando que o caça deveria ter sido equipado com dois motores para garantir redundância em caso de falhas. A aeronave da Lockheed sofreu com um acidente na semana passada nos Estados Unidos.

Aos 76 anos de idade, Trump espera concorrer novamente com Joe Biden para a presidência dos Estados Unidos em 2024. As pesquisas apontam que os dois estão empatados na preferência do público.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias