Edital de remodelação do aeroporto de Piracicaba (SP) é cancelado

Localizado em uma cidade considerada turística, às margens do Rio Piracicaba, o aeroporto da cidade que leva o nome do famoso rio – Piracicaba, no interior de São Paulo teve um importante passo para sua remodelação cancelada.

De acordo com informações do g1, a Prefeitura de Piracicaba comunicou o cancelamento da abertura de propostas para a licitação de remodelação do aeroporto da cidade, o Pedro Morganti que atualmente é administrado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo. A licitação tinha o objetivo de adequar o aeroporto e seu terminal para uma futura regionalização.

O edital previa a contratação de empresa para alguns serviços, como o recapeamento da pista de pousos e decolagens e ampliação da pista de taxi – a taxiway. Dentro desse edital há a previsão orçamentária de R$ 7,2 milhões gastos para a realização das obras em uma área equivalente à 40,7 mil metros quadrados.

A abertura do edital que estava prevista para a última quarta-feira, 20, foi cancelada após uma contestação de uma empresa que participaria do processo licitatório. A partir do dia 20, abriu-se um prazo de cinco dias para que as demais empresas participantes do edital se manifestassem sobre. A Prefeitura de Piracicaba não informou o motivo do recurso que impediu a realização da licitação, tampouco definiu uma nova data para a abertura das propostas.

Assim como informado anteriormente pelo AEROIN, em maio, o prefeito Luciano Almeida se reuniu com o presidente da Infraero, Rogério Amado Barzellay para pautar a regionalização do aeroporto da cidade. Em abril, a Infraero deu parecer favorável para que o aeroporto se torne regional, processo que segue em andamento.

O aeroporto Comendador Pedro Morganti, inaugurado no dia 18 de abril de 1942, está atualmente sob responsabilidade da Prefeitura Municipal de Piracicaba através do convênio 49/2012 e da Lei 7.560/13.

Instalado na Estrada de Monte Alegre, nas proximidades da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), o aeroporto está a cerca de 2 km do centro urbano de Piracicaba. Sua infraestrutura conta com pista asfaltada de 1.200 metros de comprimento por 30 metros de largura utilizada para pousos e decolagens de aeronaves de pequeno a médio porte, estacionamento para 65 veículos, terminal de passageiros de 175m², pátio, 08 hangares, um alojamento, salas de aula e um simulador de voo.

Dispõe, ainda, de sistema de balizamento noturno e farol rotativo que proporciona seu funcionamento durante 24 horas.

Leia mais sobre o aeroporto de Piracicaba:

Arthur Gimenes Prado
Arthur Gimenes Prado
Estudante do Ensino Médio, foi repórter e comentarista na TV Cultura Paulista e Rádio Morada do Sol FM, em Araraquara/SP cobrindo o esporte local. Também conta com passagem como colunista no Portal do Andreoli e fez participações especiais na Record News, Rádio CBN, EPTV e RedeTV!ES. Atualmente também atua na área de assessoria parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) como estagiário.

Veja outras histórias