Electra ganha contrato de $ 1,9 milhão do Exército dos EUA para testes em túnel de vento para o avião eSTOL

Imagem: Divulgação / Electra

A fabricante aeronáutica norte-americana Electra anunciou nesta semana que o Exército dos Estados Unidos (US Army) concedeu a ela um contrato de Pesquisa de Inovação para Pequenas Empresas (SBIR) avaliado em US$ 1,9 milhão, que financia testes em túnel de vento da aeronave híbrida-elétrica de decolagem e pouso curtos (eSTOL, na sigla em inglês).

A empresa descreve que o contrato permite que o Exército dos EUA explore o potencial exclusivo da tecnologia de aeronaves de “asa soprada” da Electra para ampliar as capacidades militares dos EUA, especialmente para logística resiliente e eficiente em termos de combustível em ambientes contestados.

Ao dizer “asa soprada”, a Electra se refere aos vários motores distribuídos de forma que o próprio fluxo de ar gerado por eles cria parte da sustentação da asa, fazendo com que a aeronave precise de pouca velocidade para os pousos e decolagens.

O eSTOL da Electra representa uma nova categoria de capacidade de aeronave, combinando flexibilidade operacional semelhante à dos helicópteros e desempenho superior e custos operacionais semelhantes aos das asas fixas.

A fabricante ressalta que a combinação inovadora de sustentação soprada e oito motores elétricos distribuídos aumenta significativamente a sustentação da asa, permitindo decolagens e pousos ultracurtos em espaços tão pequenos quanto um campo de futebol, além de reduzir drasticamente o ruído e o uso de combustível em comparação com aeronaves e helicópteros convencionais.

A energia elétrica híbrida garante autonomia superior a 1.600 quilômetros sem a necessidade de estações de carregamento de baterias.

Ben Marchionna, Diretor de Tecnologia e Inovação da Electra, disse:

“Há um benefício substancial em empregar aeronaves do tamanho certo para uma determinada missão com alcance de carga útil. É um método muito eficaz para reduzir substancialmente o uso de combustível – ou energia operacional – no teatro de operações, o que é realmente importante para permitir operações distribuídas em locais contestados.

Muitas das soluções de logística militar mais comumente implantadas em uso atualmente voam bem abaixo da capacidade de carga útil pretendida. Nossas aeronaves eSTOL podem cumprir essas missões usando muito menos combustível, proporcionando muito mais alcance, operando com níveis de ruído significativamente reduzidos e utilizando as mesmas pegadas operacionais restritas no solo.

É uma capacidade extremamente atraente e estamos entusiasmados por trabalhar com a equipe do Exército para desenvolver esta tecnologia fundamental para a segurança nacional.”

Os testes em túnel de vento avançarão o novo banco de dados de aerodinâmica da Electra para uso em análise de desempenho, simuladores e desenvolvimento de leis de controle. Esses testes em túnel de vento, combinados com testes de solo e o programa contínuo de ensaios em voo da aeronave demonstradora de tecnologia eSTOL, serão usados para ajudar a orientar o projeto e o desenvolvimento das aeronaves de produção da Electra.

Informações da Electra

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias