Em bela cena, o enorme Boeing 777 decola de Guarulhos e vai até as nuvens sem recolher o trem

Mais uma decolagem de um avião comercial no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, chamou a atenção de quem gosta de observar as movimentações dos grandes jatos de viagens internacionais que operam no local.

Na terça-feira, dia 1º de novembro, um Boeing 777-300ER, o maior modelo de avião bimotor do mundo em operação comercial, não recolheu seu trem de pouso tão rápido quanto costuma ser feito na grande maioria das decolagens.

Conforme a gravação acima, publicada pelo canal “Oxigênio Aéreo” no YouTube, o jato de matrícula N731AN, operado pela American Airlines, decolou a partir da cabeceira 28R de Guarulhos, porém, por toda a subida até desaparecer nas nuvens, os trens de pouso foram vistos ainda abaixados.

A título de comparação, o vídeo a seguir mostra um Boeing 777F decolando pela mesma pista, onde se nota que o recolhimento do trem de pouso é comandado poucos segundos depois que o jato deixa o solo.

Apesar do recolhimento tardio na decolagem do Boeing 777-300ER da American Airlines, vale ressaltar, como já visto outras vezes no AEROIN, que não necessariamente se trata de um problema com o funcionamento do trem de pouso ou um esquecimento por parte dos pilotos.

A depender de condições operacionais, os pilotos podem propositalmente manter o trem de pouso estendido por maior tempo, e essa atitude não representa nenhum risco à segurança do voo.

O registro operacional captado pelas plataformas de rastreamento online mostra que o N731AN seguiu voo normalmente, em altitude padrão, até Miami, nos Estados Unidos.

O voo do 777 da American após a decolagem vista no vídeo – Imagem: RadarBox

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Recuperada pela Polícia Civil a carga roubada no Aeroporto Internacional de...

0
Os trabalhos policiais foram realizados por integrantes do Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo (Demacro), por meio do