Em ideia nova, Uruguai propõe a criação de uma aérea saudita para voos regionais a partir do país

O Uruguai lançou uma proposta para a General Authority of Civil Aviation (GACA) da Arábia Saudita a respeito do desenvolvimento de uma companhia aérea regional, em parceria com as transportadoras nacionais do reino, relatam fontes à Al-Arabiya Business. A proposta inclui a formação de uma nova companhia aérea chamada “Saudi Uruguay Airlines”, que se uniria ao portfólio da Saudi Airlines, com sede na República Oriental do Uruguai.

Segundo a mídia saudita, a oferta elaborada pelo Uruguai engloba detalhes sobre a estrutura legal da empresa, seu plano operacional, hub central e frota.

O pedido do Uruguai também destacou as rotas previstas para a nova companhia aérea, seu plano financeiro e futuros projetos. A parte uruguaia propôs uma divisão de posse de 40/60, favorecendo as transportadoras nacionais do reino árabe.

Vale ressaltar que, em março de 2023, a Arábia Saudita anunciou o estabelecimento do Public Investment Fund (PIF) para a “Riyadh Airlines”, a nova companhia aérea saudita, visando contribuir para o desenvolvimento do setor de aviação e fortalecer a posição estratégica do reino, que serve como ponto de conexão entre três das principais continentes do mundo – Ásia, África e Europa.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias