Em Lima, Força Aérea Brasileira está com o KC-390 e o SC-105 no Exercício Internacional Cooperación IX

Imagem: SICOFAA

Desde a última segunda-feira, 8 de maio, até a sexta-feira da próxima semana, dia 19, está acontecendo o Exercício Cooperación IX, que tem como objetivo integrar as coordenações de Comando e Controle no apoio a calamidades públicas e assistência a desastres naturais.

A edição de 2023 conta com a participação do anfitrião Peru, além de Brasil, Chile, Canadá, Estados Unidos, Honduras, Equador, Uruguai, Colômbia, Argentina, República Dominicana e Panamá.

O treinamento militar conjunto, que acontece este ano em Lima, no Peru, busca promover a troca de experiências, conhecimentos e treinamento para fortalecer as capacidades das Forças Aéreas participantes.

Para o Exercício, a com a Força Aérea Brasileira (FAB) enviou duas aeronaves: o KC-390 Millennium, do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus; e o SC-105 Amazonas, do Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2º/10º GAV) – Esquadrão Pelicano.

KC-390 – Imagem: SICOFAA
SC-105 – Imagem: SICOFAA

O treinamento inclui simulações de diversas situações, em dois cenários principais: por terremoto (1ª etapa) e por furacão (2ª etapa). Esse tipo de atividade permite manter as tripulações treinadas e preparadas para prestar o apoio aéreo necessário em caso de emergências de grande porte.

Dentre os militares da FAB que estão participando, estão integrantes do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) e da Diretoria de Saúde (DIRSA), bem como os tripulantes das aeronaves KC-390 Millennium e SC-105 Amazonas, do Comando de Preparo (COMPREP).

Entre as cargas enviadas pela FAB estão materiais de suporte à operação e suprimentos, além dos itens necessários à condução das operações de Evacuação Aeromédica, a qual será largamente treinada durante as atividades.

O Comandante do 1º GTT, Tenente-Coronel Aviador Bruno Américo Pereira, explicou o planejamento prévio necessário para que a missão se concretizasse: “Foram executadas diversas reuniões e preparações internas, que, aliadas à prontidão de nossas aeronaves e tripulantes, nos permitiram estar em condições de representar a Força Aérea Brasileira neste exercício multinacional”.

A expectativa é de que seja cumprida uma cadência de dois voos por dia de cada aeronave, atuando em conjunto com as Forças Aéreas e equipes de resgate dos demais 12 países participantes.

O Coronel Aviador Márcio Gonçalves Ribeiro, militar mais antigo da comitiva e Oficial de Enlace do Brasil no Sistema de Cooperação entre as Forças Aéreas Americanas (SICOFAA), destacou a importância da missão: “O SICOFAA e seus exercícios têm sido considerados uma importante iniciativa de cooperação entre as Forças Aéreas da América Latina e tem contribuído para aprimorar as habilidades e a capacidade operacional em um ambiente de cooperação regional”.

Exercício Cooperación IX

O Exercício Cooperación IX é um treinamento militar conjunto que faz parte do SICOFAA, uma Organização criada em 1961.

O exercício visa melhorar a interoperabilidade das Forças Aéreas em operações conjuntas de paz, segurança e defesa regional, promovendo a confiança e a integração entre os países participantes.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias