Em longa jornada pela América, está vindo ao Brasil o primeiro AW119 do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais

O helicóptero voando na manhã desde sábado entre ilhas no Caribe – Imagem: RadarBox

Após um longo período desde que foi confirmado, em novembro passado, que ficou pronto o primeiro helicóptero AW119 do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais (CBMMG), a aeronave finalmente está realizando nesta semana uma longa jornada de voo até o Brasil.

O equipamento é um AW119Kx Koala, que foi fabricado pela Leonardo na Filadélfia, Estados Unidos. Registrado com matrícula provisória norte-americana N126EP, voará no Brasil sob a matrícula PS-USA, como já indica a própria identificação nas plataformas de rastreamento online de voos.

A AW119 partiu da Filadélfia na quinta-feira, dia 4 de abril, e fez três paradas em aeroportos dos Estados Unidos, antes de deixar o país pela Flórida na sexta-feira, 5, e seguir pelas ilhas do Caribe.

Entre a sexta e esta manhã de sábado, 6, o helicóptero já fez mais três paradas, nas Ilhas Turcas e Caicos, na República Dominicana e em Anguilla, o que o provavelmente o coloca a apenas mais uma ou talvez duas paradas nas ilhas caribenhas antes de chegar à América do Sul. Depois, haverá outras diversas paradas até chegar ao destino, portanto, o translado ainda deve levar alguns dias.

Sempre que estiver em voo e com seu sinal sendo captado pelos receptores da plataforma RadarBox, parceira do AEROIN, o N126EP poderá ser acompanhado em tempo real na tela a seguir:

Este AW119 terá configuração aeromédica, o EMS (Emergency Medical System) desenvolvido e fabricado pela gaúcha Aeromot. Com isso, em vez dos 7 passageiros da versão normal, poderá levar 4 médicos e um paciente numa maca, ou 2 médicos e 2 pacientes em maca.

Ele também poderá ser equipado com um gancho com capacidade de içamento de 204 quilos, ideal para o resgate em locais de difícil acesso que são uma rotina constante em Minas Gerais.

Divulgação – Aeromot

Em breve, um segundo AW119Kx será entregue aos Bombeiros de Minas Gerais, como parte da renovação da frota. Estas duas aeronaves serão os primeiros helicópteros produzidos fora do estado adquiridos pela força, que atualmente conta com o Airbus H125 Esquilo e o H145, montados em Itajubá pela Helibras.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Empresa de mobilidade aérea da Embraer, Eve é selecionada membro de...

0
A inclusão oficial da Eve no comitê aumentará o conhecimento do público japonês sobre a empresa e também fortalecerá sua reputação no país.