Em nova ocorrência nos EUA, Airbus A320 é autorizado a cruzar pista com A321 decolando na mesma

Em mais uma ocorrência que poderia ter tido consequências graves, duas aeronaves foram colocadas em situação de risco no Aeroporto Internacional de Orlando, nos Estados Unidos, em um incidente de incursão em pista.

O evento ocorreu na segunda-feira, 6 de maio, durante operações de decolagem e taxiamento, envolvendo um Airbus A321 da American Airlines e um Airbus A320neo da Frontier Airlines.

O voo AA-2473/AAL2473 da American Airlines, operado pelo Airbus A321 de registro N901AA, estava em procedimento de decolagem da pista 18L de Orlando, com destino a Dallas/Fort Worth, quando o incidente aconteceu. A aeronave havia recebido autorização para decolar e já estava em movimento, acelerando na pista.

Paralelamente, o voo F9-1734/FFT1734 da Frontier Airlines, com o Airbus A320neo registrado como N354FR, chegando de Denver, havia pousado na pista 18R. A aeronave estava taxiando em direção ao pátio quando recebeu autorização da torre de controle para cruzar a pista 18L, em que o A321 havia sido autorizado a decolar.

Cerca de 23 segundos após essa autorização, a torre de controle emitiu uma ordem urgente para o F9-1734 parar. Alguns segundos depois, também orientou o cancelamento da decolagem do AA-2473.

O A320neo cruzando a pista e o A321 acelerando na decolagem ao mesmo tempo – Imagem: FlightRadar24

O voo AA-2473 interrompeu a decolagem a uma velocidade de cerca de 60 nós (111 km/h) e depois deixou a pista para retornar ao ponto de espera da pista 18L. No entanto, a aeronave precisou retornar ao pátio antes de finalmente poder decolar, aproximadamente 1 hora e 35 minutos após a primeira tentativa.

O voo F9-1734 da Frontier, por sua vez, finalizou o cruzamento da pista e taxiou até o pátio, sem mais incidentes.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Base Aérea de Canoas (RS) recebe autorização da ANAC para operar...

0
A iniciativa surge como uma resposta emergencial à interdição do Aeroporto Internacional Salgado Filho, fechado devido às fortes chuvas.