Após vários incidentes de incursão em pista, EUA começa a instalar nova tecnologia nos aeroportos do país

Imagem meramente ilustrativa

A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) informa que Austin-Bergstrom, Indianápolis, Nashville e Dallas Love Field serão os primeiros aeroportos do país a receber novos sistemas de vigilância de aeródromos que reduzirão o risco de incursões nas pistas, melhorando a consciência situacional dos controladores de tráfego aéreo.

A FAA planeja implementar o sistema Iniciativa de Conscientização de Superfície (SAI – Surface Awareness Initiative) nestes primeiros quatro aeroportos até julho de 2024. Vários outros aeroportos o receberão até o final de 2025.

“Estamos empenhados em fazer todo o possível para tornar as nossas pistas ainda mais seguras”, disse o administrador da FAA, Mike Whitaker. “Essa tecnologia econômica fornece aos controladores representações oportunas e precisas de aeronaves e veículos em todo o campo de aviação, em todas as condições climáticas.”

O SAI usa dados de Vigilância Dependente Automática – Transmissão (ADS-B – Automatic Dependent Surveillance – Broadcast) para exibir o tráfego de solo aos controladores em aeroportos que não possuem uma ferramenta de vigilância de solo. Aeronaves e veículos equipados com ADS-B aparecem como ícones em um mapa de aeroporto que representa pistas, pistas de taxiamento, pátios de espera e outras áreas.

Além do SAI, outras duas iniciativas compõem o portfólio acelerado de segurança em solo da FAA. São elas a Verificação de Aproximação de Pista (ARV – Approach Runway Verification) e o Dispositivo de Incursão de Pista (RID – Runway Incursion Device).

Ações adicionais de segurança

O rápido desenvolvimento e implantação dessas tecnologias é uma das muitas ações que a FAA está tomando para aumentar a segurança e eliminar situações graves após o Apelo à Ação de Segurança e o lançamento do relatório da Equipe Independente de Revisão de Segurança do Sistema Nacional do Espaço Aéreo no ano passado.

A FAA também está:

– Aumentando a contratação de controladores de tráfego aéreo, superando a meta de contratar 1.500 novos controladores em 2023 e contratar 1.800 em 2024;

– Aprimorando a Iniciativa de Treinamento Colegiado de Tráfego Aéreo para contratar mais candidatos que possam iniciar o treinamento nas instalações imediatamente após a formatura;

– Implantando sistemas de simulador de torre atualizados em 95 instalações em todo o país até o final de 2025;

– Realizando reuniões regulares da equipe de ação de segurança de pista em aeroportos de todo o país;

– Investindo milhões de dólares em iluminação de pistas e melhorias de solo em aeroportos de grande, médio e pequeno porte.

Informações da FAA

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias