Em prol do Aeroporto de Barreiras, na Bahia, está lançado o movimento popular “Decola Oeste”

Aeroporto Regional de Barreiras – Imagem: Google Earth

Depois do sucesso do movimento “Conquista Pode Voar Mais Alto”, cuja luta ajudou a garantir a construção do Novo Aeroporto Regional do Sudoeste em Vitória da Conquista-BA, agora é a vez do Oeste da Bahia iniciar uma campanha, intitulada de DECOLA OESTE, em favor do Aeroporto Regional Dom Ricardo Weberberger, na cidade de Barreiras-BA.

Realizado pela Comissão da Paz, núcleo representativo das entidades, associações, institutos e sociedade civil organiza de Barreiras-BA e região, o evento de lançamento do movimento ocorreu na última quinta-feira, 29 de fevereiro, no Auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Barreiras.

Na oportunidade, foi apresentado o vídeo institucional, a identidade visual e as peças da campanha publicitárias, como camisas, adesivos, cartazes e outdoors. Também foram apresentadas as questões técnicas do projeto que não possuem avanços significativos desde 2021.

A Comissão da Paz solicita ainda uma Audiência presencial para alinhamento estratégico entre as partes envolvidas – Seinfra-BA, Egis Consultoria e Engenharia Ltda e Secretaria de Aviação Civil – em busca da celeridade das ações relativas a este equipamento de interesse regional.

A organização do movimento lembra que o Decola Oeste, apesar de lançado oficialmente neste início de 2024, teve iniciados há 17 anos os trabalhos da Comissão da Paz para viabilizar o Aeroporto Regional do Oeste, buscando a modernização de um dos aeroportos comerciais mais precários do Brasil, que possui infraestrutura inadequada, operações limitadas a aeronaves do tipo ATR 72 para 70 lugares, sem equipamentos de auxílio à navegação e até sem Seção Contra Incêndio para proteger a vida dos passageiros, funcionários e o patrimônio das companhias aéreas.

Mesmo com esse cenário de sucateamento e isolamento logístico aéreo, a região movimenta quase 100 mil passageiros por ano. O movimento ressalta, ainda, a capacidade de superar os 300 mil, caso as passagens deixem de ser tão caras na aviação regional do país.

 A Comissão da Paz atua com duas frentes de trabalho: uma equipe publicitária e uma equipe técnica. Elas realizarão o acompanhamento atual de projetos, como também das etapas futuras como licitações de obras, de equipamentos, homologações, recursos e, posteriormente, a representatividade comercial para atração de novos voos de passageiros e de cargas, fortalecendo o desenvolvimento da região oeste.

Todo o recurso arrecadado é proveniente de doações da sociedade através do Instituto CDL, e a prestação de contas será mensal nas reuniões ordinárias a serem realizadas pela Comissão da Paz.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias