Em ranking do Ministério da Fazenda, ANAC aparece em 1º lugar como melhor agência federal

Imagem: Força Aérea Brasileira

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), anunciou na última segunda-feira (5), sua primeira colocação no ranking de desempenho de custos entre as agências governamentais por seu modelo de gerenciamento de informações de custos.

Segundo a Agência, o resultado se refere aos dados de todo o ano de 2022 e mostra o empenho e a evolução da instituição: em 2021, a ANAC ocupava a 9ª posição no ranking. Em 2019, ocupava a 33ª colocação. 

A ANAC recebeu nota 9,443, na soma de indicadores de implementação da contabilidade de custos por competência (regularidade e dispersão), de utilização das ferramentas de detalhamento de custos disponíveis no Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) Web (personalização) e de economia no consumo de insumos (economicidade). 

O resultado está no recém-publicado Relatório Foco em Custos Anual (RFC) de 2022. O RFC é elaborado pela Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda e apresenta uma visão geral dos custos do Governo Federal.  

Evolução contínua   

Após a implementação do Sistema de Informações de Custos da ANAC (SIC-ANAC), sob a Coordenação de Contabilidade (CCONT), a Agência saltou da 33ª posição, em 2019, para a 1ª posição em 2022.  

O modelo de gerenciamento de informações de custos da ANAC foi regulamentado pela Instrução Normativa nº 175, de 3 de novembro de 2021, e concebido como instrumento de governança pública pela Diretoria Colegiada. Sua administração está sob a responsabilidade da Superintendência de Administração e Finanças (SAF).

Informações da ANAC

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias