Início Variedades

Em retaliação, Rússia bane de seu espaço aéreo os voos de aeronaves do Reino Unido

Imagem: RadarBox

Em retaliação à decisão do Reino Unido de banir aeronaves russas do seu espaço aéreo, a Rússia também fez o inverso. Desta forma, as companhias aéreas britânicas estão proibidas de cruzar o país oriental. A medida era esperada e afetará diretamente as rotas para a Ásia das empresas aéreas do Reino Unido.

Em um comunicado, a autoridade russa Rosaviatsiya disse que a medida foi uma resposta a “decisões hostis” tomadas por Londres e anunciadas no dia 24 de fevereiro pelo primeiro-ministro Boris Johnson.

A principal empresa aérea do Reino Unido, a British Airways, disse que está evitando o espaço aéreo russo para sobrevoos e cancelou seu serviço Londres -Moscou. Além disso, a aérea acrescentou que redirecionaria seus voos para destinos na Ásia.

A mudança de curso, no entanto, terá um peso para as empresas. Um dos voos com destino à Índia, nesta sexta-feira (25) percorreu quase 900 km a mais por ter que desviar da Rússia, o que contribuiu para aumentar o tempo em rota em uma hora.

Além de afetar os voos diretos entre o Reino Unido e a Rússia, a decisão da Rosaviatsiya de fechar seu espaço aéreo para as companhias aéreas britânicas afetará os serviços de passageiros e carga entre o Reino Unido e a Ásia, limitando as opções ao Extremo Oriente e à Índia.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile