Embraer da Azul faz “pouso especial” após voar com a Esquadrilha da Fumaça

Após realizar um voo histórico junto com os A-29 Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça, o Embraer E195 da Azul fez um pouso “especial” na Academia da Força Aérea (AFA).

Foto: Golf Oscar Romeo no Youtube

O voo histórico foi concluído pelo Embraer E195-E1 de matrícula PR-AYV, que tem estampada a Bandeira do Brasil na fuselagem. Ele voou junto de quatro aeronaves A-29 Super Tucano, também fabricadas pela Embraer, durante o Domingo Aéreo na AFA, o maior show aéreo do Brasil, que na ocasião comemorou os 70 anos do esquadrão acrobático da FAB.

Enquanto a performance dos cinco aviões Embraer juntos chamou a atenção do público, o pouso do E195 também atraiu olhares, já que o piloto usou uma manobra incomum de ser vista em aeronaves comerciais.

Logo após encostar o trem de pouso principal no chão, o piloto manteve o nariz da aeronave inclinado por um tempo bem maior do que o usual. Note que, nas situações mais comuns, os pilotos aterrissam com o trem de pouso principal e, sem muito esperar, descem o nariz para terem sua máquina totalmente no solo.

Tal manobra divide opiniões entre pilotos, onde muitos não concordam por entenderem que coloca em risco a integridade da aeronave. Por outro lado, outros não veem problemas. De qualquer modo, o pouso chamou a atenção e está disponível abaixo.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Recuperada pela Polícia Civil a carga roubada no Aeroporto Internacional de...

0
Os trabalhos policiais foram realizados por integrantes do Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo (Demacro), por meio do