Embraer E195 da Azul com dois ocupantes a bordo desvia por suspeita de fogo

Um incidente de indicação de fogo a bordo de um avião Embraer E195-E1 da Azul Linhas Aéreas, no começo deste mês, foi reportado pela empresa ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA). Segundo os dados, a ocorrência aconteceu com a aeronave de matrícula PR-AUO, que estava realizando um voo de Campinas para Belém, no Pará, no último dia 6 de dezembro.

O avião decolou do Aeroporto Internacional de Viracopos por volta das 15h35 (horário local), para realizar o voo regular de carga AD-2020, que levava apenas dois tripulantes a bordo. Durante o voo, a aeronave apresentou para os pilotos uma indicação de fogo no compartimento de carga superior.

Diante do alarme, segundo consta no CENIPA, os pilotos optaram por alternar o voo para o Aeroporto de Uberlândia, em Minas Gerais. O pouso foi realizado normalmente e sem intercorrências após 55 minutos da decolagem.

O jato permaneceu no solo até às 19h35 locais do mesmo dia, tendo decolado novamente e seguido a rota até o Pará, sem novos incidentes. O CENIPA classificou a ocorrência como ‘ALARME FALSO DE FOGO OU DE SUPERAQUECIMENTO’.

Trajetória da aeronave envolvida no incidente – Imagem: RadarBox

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias