Embraer volta a entregar aviões E190 de primeira geração e para um novo cliente

A mais nova cliente de jatos Embraer também fez a fabricante reiniciar a entregas dos E-Jets de primeira geração após um longo tempo.

Desde que os primeiros jatos E190-E2, da segunda geração dos E-Jets, começaram a sair da fábrica da Embraer em 2018, os da série passada ficaram sem ser produzidos por uma questão natural de mercado. Ainda assim, a fabricante de São José dos Campos sempre afirmou que “não havia encerrado a linha de produção do E190-E1 e E195-E1”.

Um pedido recente de três E190-E1 pela Air Cairo, através da empresa egípcia de leasing CIAF, ajudou a reaver a produção do modelo, ainda que breve. E, apesar da encomenda da CIAF já constar do livro de pedidos da Embraer há alguns anos, o destino da aeronave tornou-se conhecido quando a subsidiária regional da estatal EgyptAir anunciou, há menos de 15 dias, que estava contratando primeiros-oficiais e comandantes já habilitados para o E190.

Passados poucos dias desde a descoberta do destinatário, o primeiro jato E190-E1 da companhia egípcia, de matrícula provisória PR-EEI e número de série 19000775, foi flagrado durante um de seus primeiros voos de testes, como mostra a foto de abertura desta matéria.

O flagra exclusivo, feito pelo fotógrafo parceiro Felipe Carneiro, mostra o avião com os adesivos da Air Cairo na parte dianteira, mas o restante sem a pintura da companhia egípcia e com uma barriga na cor cinza, que não faz parte da libré da empresa.

A rapidez com que o avião apareceu, desde o anúncio da CIAF, sugere que ele já estava pronto na fábrica. Além disso, a pintura cinza citada acima pode levar a entender que o jato iria para outra empresa ou seria entregue nas cores da arrendadora CIAF Leasing. A financeira também é do Egito e tem uma pintura, de certa maneira, similar, como mostrado abaixo.

Divulgação – CIAF
Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Força Aérea Brasileira relembra ações anteriores em comunidades indígenas

0
Visando a defender, integrar e controlar, a FAB realiza ajuda humanitária ao atender e contribuir para preservar povos tradicionais no país.