Emirates é multada pelos EUA por fazer sobrevoos no Iraque

A companhia árabe Emirates Airline foi multada em mais de US$ 1 milhão de dólares por sobrevoar o espaço aéreo do Iraque fora da altitude permitida.

A multa foi emitida pelo Departamento de Transportes dos EUA, responsável pelas companhias aéreas locais. Como a Emirates na época dos voos tinha uma parceria com a JetBlue que incluía código de compartilhamento de voos (codeshare), ela também acaba sendo fiscalizada nos voos que entram neste acordo.

O DOT alega que voos da empresa em parceria com a JetBlue voaram abaixo da altitude determinada pelo órgão na Região de Informação de voo (FIR) Bagdá, que no caso compreende todo o espaço aéreo do Iraque.

Foram vários voos abaixo da altitude permitida, determinada pelos EUA para evitar que os aviões fossem confundidos com aeronaves militares e derrubados pelo vizinho Irã, que tem um histórico de não saber distinguir jatos civis ou militares. As multas totalizam US$ 1,5 milhões de dólares e compreendem voos de dezembro de 2021 até agosto de 2022, como informa o portal Yahoo.

A Emirates, em sua defesa, alegou que voou abaixo da altitude permitida apenas devido à instrução dos controladores de voo, de maneira não intencional, mas sobretudo seguindo as regras de segurança locais, sem expor sua aeronave a risco maior.

Sobre o Iraque existem duas grandes e importantes aerovias: A UM860 e a UM688, que cortam o país de norte a sul, conectando o Golfo Pérsico com a Turquia. Por serem duas aerovias que não obrigam o sobrevoo do Irã e da Síria, é a preferida por muitas companhias aéreas.

São duas aerovias de mão única, sendo a 860 no sentido para a Europa e a 688 apenas no sentido para o Golfo, e são utilizadas na maioria dos voos da Emirates com destino à Europa, EUA e Canadá. Você pode acompanhar o movimento aéreo desta região em tempo real na janela abaixo:

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias