Emirates recicla mais de 500.000 quilos de plástico e vidro em um ano

A Emirates reciclou mais de 500.000 quilos de plástico e vidro ao longo de 2022, coletando garrafas descartadas a bordo para reaproveitamento. Esse peso é quase o mesmo de uma aeronave A380 totalmente carregada da empresa aérea.

A bordo de todos os voos que aterrissam em Dubai, a tripulação de cabine da Emirates trabalha para separar rapidamente as garrafas de vidro e de plástico, antes de serem enviadas para uma usina de reciclagem em Dubai. O vidro é separado por cor e triturado. Este caco ou vidro reciclado que está pronto para ser refundido é então enviado para fabricantes de vidro nos Emirados Árabes Unidos para incluir em sua mistura para novas garrafas. 

As garrafas de plástico são limpas, cortadas em flocos, derretidas em pellets e enviadas aos fabricantes para fabricar outros produtos de plástico. Como resultado, a Emirates e a Emirates Flight Catering desviam milhares de quilos de vidro e plástico dos aterros todos os anos.

A iniciativa de reciclagem de vidro e plástico a bordo foi sugerida pela Emirates Cabin Crew em 2019, como parte de webinars e eventos regulares em que eles recebem uma plataforma para compartilhar feedback e são incentivados a compartilhar ideias inovadoras com os principais departamentos. A proposta foi bem recebida e implementada em semanas.

A Emirates tem várias outras iniciativas que se concentram no reaproveitamento do plástico ou no uso de materiais sustentáveis ​​sempre que possível.

Cobertores feitos de plástico reciclado

Nos últimos 6 anos, a Emirates oferece cobertores sustentáveis ​​feitos de garrafas plásticas recicladas para passageiros da Classe Econômica em voos de longo curso. Os cobertores macios e quentes são feitos de 28 garrafas plásticas recicladas. As garrafas são trituradas em lascas de plástico antes de serem transformadas em fios, criando um material de lã. O fio fino é então tecido em cobertores macios.

Ao longo dos 6 anos desde que a iniciativa foi lançada, os cobertores da Emirates impediram que mais de 95 milhões de garrafas plásticas fossem para aterros sanitários. Como o maior programa de cobertores sustentáveis ​​a bordo da indústria aérea, o processo de fabricação com uso de tereftalato de polietileno reciclado (rPET) também reduz as emissões de energia em cerca de 70%.

Brinquedos infantis

Para os clientes mais jovens da Emirates, as sacolas de cortesia, os kits de amenidades para bebês e os brinquedos de pelúcia também são feitos de garrafas plásticas recicladas e outros materiais sustentáveis. Bolsas de cinto, mochilas e mochilas são projetadas com faixas etárias específicas em mente e são construídas com um fio feito de garrafas plásticas 100% recicladas. 

Cada mochila infantil da Emirates é feita com 5,5 garrafas plásticas recicladas e cada mochila é feita com 7. A produção das bolsas infantis evitou que 8 milhões de garrafas plásticas fossem descartadas em aterros. As etiquetas giratórias são feitas de cartão reciclado e até mesmo as caixas externas em que os produtos são enviados são feitas de cartão reciclado que pode ser reciclado novamente.

Kits de amenidades reutilizáveis ​​

Os kits de amenidades Premium Economy e Economy Class da Emirates são gratuitos para os clientes em voos de longo curso e apresentam designs que representam os quatro elementos essenciais da natureza – fogo, água, terra e ar. 

As bolsas são reutilizáveis ​​e feitas de papel kraft lavável com arte personalizada impressa em tinta atóxica à base de soja. O conteúdo inclui uma seleção de itens essenciais de viagem duráveis ​​feitos de materiais ecológicos. 

A escova de dentes é feita de uma combinação de palha de trigo e plástico, e as meias e viseiras são feitas de plástico reciclado, no caso, rPET (tereftalato de polietileno reciclado). A embalagem do kit odontológico, meias e viseiras é feita com 90% de papel de arroz.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias