Emirates se recusa a reduzir número de passageiros e ataca aeroporto de Londres: ‘incompetentes’

Avião Airbus A380 Emirates
Imagem: Emirates

A Emirates se pronunciou de maneira irritada com a medida proposta pelo aeroporto de Heathrow, em Londres, para reduzir o número de passageiros dos voos devido a falta de funcionários e problemas de triagem de bagagem. Em uma crítica firme, a companhia aérea disse que os problemas de Heathrow se devem à sua própria “incompetência”.

Em uma declaração, a Emirates disse que foi avisada apenas 36 horas antes dos voos acontecerem, não dando opções aos viajantes.

“Com flagrante descaso com os consumidores, eles (o aeroporto de Heathrow) desejam forçar a Emirates a negar assentos a dezenas de milhares de viajantes que pagaram e reservaram com meses de antecedência seus tão esperados pacotes de férias ou viagens para ver seus entes queridos”, disse a companhia aérea.

A companhia aérea rejeitou totalmente a sugestão de que poderia simplesmente transferir seus voos para outro aeroporto que não esteja sofrendo restrições. Aumentando a complexidade está o fato de que mais de dois terços dos passageiros estão fazendo conexão através de Dubai para outros voos e suas conexões seriam totalmente confusas.

“O resultado é que a equipe de gerenciamento do Heathrow é arrogante em relação aos viajantes e companhias aéreas. Todos os sinais de uma forte recuperação das viagens estavam lá e, por meses, a Emirates tem falado publicamente sobre o assunto”, continuou um comunicado da companhia aérea. “O aeroporto optou por não agir, não planejar, não investir. Agora, confrontados com uma situação de ‘airmageddon’ devido à sua incompetência e falta de ação, eles estão empurrando todo o ônus – dos custos e da luta para resolver a bagunça – para as companhias aéreas e viajantes”.

Londres é um dos mercados mais importantes da Emirates e a companhia aérea atualmente atende Heathrow com seis voos diários em seu superjumbo Airbus A380. Combinadas, as seis aeronaves de dois andares têm capacidade para mais de 3.000 passageiros em um leiaute padrão de três classes.

A Emirates diz que quase todos os seus voos saindo de Londres estão totalmente reservados nas próximas semanas e que a remarcação de passageiros em outros aeroportos seria quase impossível.

O aeroporto, que passa por problemas, pediu às companhias aéreas que reduzam o número de passageiros para atender a um limite de capacidade de 100.000 passageiros por dia até setembro. Em alguns casos, Heathrow está exigindo que as companhias aéreas parem de vender novas passagens.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias