Empresa aérea diz adeus ao turboélice Dash 8 Q400 fazendo um estranho desenho no céu

Foto de Jacek Bonczek / LOT

Na semana passada, aconteceu um grande evento na história da LOT Polish Airlines quando a companhia se despediu do turboélice Bombardier Dash 8 Q400. Essas máquinas foram uma parte muito importante da frota nos últimos anos, mas estão encerrando seu serviço para a transportadora polonesa.

Por isso, a LOT Polish Airlines decidiu organizar uma despedida para eles no dia 6 de dezembro, com um voo especial saindo de Varsóvia e passando sobre as proximidades de Poznań, antes de retornar. Ao longo de 90 minutos, os pilotos escreveram o nome da empresa aérea no céu e o que seria um braço e uma mão dando adeus à aeronave.

O trajeto do voo ficou imortalizado nas plataformas de rastreamento, como FlightRadar24, como pode ser visto na imagem abaixo.

Em sua história, a transportadora polonesa teve 12 dessas máquinas, mas vem se livrando delas gradualmente há dois anos. Quando chegaram em 2012, voaram inicialmente com as cores da Eurolot e, após sua liquidação, três anos depois foram para a linha principal LOT.

Os Dash Q400 Bombardiers podem levar 78 passageiros a bordo. Na frota da LOT, os voos foram realizados principalmente em rotas domésticas, mas também em rotas europeias curtas para Riga, Vilnius, Praga, Budapeste, Berlim e Viena. Eles serão substituídos por aeronaves Embraer 170 e 175, que podem acomodar 76 e 82 passageiros de segunda mão, com idade média de mais de 10 anos.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Após prisão de tunisiana no GRU Airport no dia 9, um...

0
A Polícia Federal informa que prendeu duas pessoas como desdobramento de um prisão anterior efetuada no Aeroporto Internacional de São Paulo.