Empresa aérea explica sobre o “banho” de degelo dos aviões antes da decolagem

Cena do vídeo apresentado abaixo – Imagem: Divulgação / SWISS

As operações de inverno em países com temperaturas muito baixas são um desafio especial para aeroportos e companhias aéreas todos os anos. Diante disso, a empresa aérea suíça SWISS apresenta um interessante conteúdo sobre um dos cuidados tomados para garantir a segurança dos voos.

Equipes de especialistas da Swissport, do Aeroporto de Zurique e da SWISS permanecem de plantão desde o início da manhã até tarde da noite para garantir operações de voo seguras e ordenadas, apesar da neve e do gelo.

Uma das principais tarefas, além de limpar a neve das pistas, vias de taxiamento e pátios, é o descongelamento (“de-ice”, ou degelo) das aeronaves:

Na temporada de inverno 2022/2023, foram realizadas mais de 3.000 operações de degelo no Aeroporto de Zurique. No atual inverno, 1.099 aeronaves da SWISS já tiveram que ser descongeladas.

O descongelamento durante os meses de inverno é realizado por cerca de 160 funcionários, que trabalham de maneira voluntária em turnos na Swissport, e funcionários de outras empresas relacionadas com os voos.

Até 400 litros de líquido por aeronave

Para garantir que uma aeronave possa voar com segurança, a fuselagem, as asas e os estabilizadores devem ser limpos de gelo e neve, e protegidos antes da decolagem durante a estação fria.

No aeroporto de Zurique, isso é feito principalmente nas chamadas plataformas de degelo, localizadas ao norte da pista 28. Em dias gelados, o avião taxia até lá antes da decolagem para tomar um “banho quente”.

São usados ​​caminhões de descongelamento, operados por um especialista em descongelamento em uma altura elevada. Dependendo do tamanho da aeronave e do grau de contaminação com gelo ou neve, cerca de 400 litros de líquido (uma mistura de água quente e glicol) devem ser pulverizados para limpar as superfícies da aeronave relevantes para o voo.

Dependendo do tipo de clima e temperatura, são utilizados dois líquidos diferentes. Tipo 1, um líquido laranja para remover a contaminação existente, e tipo 4, um líquido verde para proteger contra recontaminação, ou uma mistura de ambos.

O processo de degelo leva entre 3 e no máximo 30 minutos, dependendo do tipo de aeronave e da quantidade de contaminação presente.

O fluido descongelante que escorre da aeronave não é simplesmente descarregado no sistema de esgoto, mas é coletado sob o piso, parcialmente reciclado ou descartado de maneira ecologicamente correta.

12 veículos em uso

Nas plataformas de degelo no Aeroporto de Zurique, os 12 veículos de degelo são instruídos pelo coordenador de degelo. Ele está sentado em uma pequena torre ao lado das plataformas de descongelamento.

Seu trabalho é guiar a aeronave durante o processo de degelo e garantir que a mistura líquida correta seja pulverizada. O coordenador de degelo também garante a comunicação com o piloto durante o processo de degelo.

Informações da SWISS

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias