Empresa aérea faz curioso vídeo com pessoas fantasiadas de tubarão para divulgar tecnologia de seus aviões

Cena do vídeo apresentado abaixo

Para celebrar a conclusão da aplicação de um recurso tecnológico em seus aviões, a empresa aérea suíça Swiss International Air Lines (SWISS) publicou hoje, 15 de maio, um vídeo no mínimo muito curioso, que conta com pessoas fantasiadas de tubarão no hangar de manutenção:

Segundo explica a SWISS, nos últimos 20 meses, ela equipou toda a sua frota de aeronaves modelo Boeing 777-300ER de longo curso com a tecnologia AeroSHARK. O filme aplicado à fuselagem e às naceles dos motores confere propriedades aerodinâmicas favoráveis semelhantes à pele de tubarão, reduzindo o consumo de combustível e as emissões de CO2 durante o voo.

Em 14 de outubro de 2022, o primeiro voo de passageiros do mundo com AeroSHARK decolou às 13:39 de Zurique para Miami. Cerca de um ano e meio depois, em 9 de maio de 2024, às 14:21, o último Boeing B777-300ER da SWISS (registro HB-JNF) a receber a “pele de tubarão” decolou de Zurique – mais uma vez para Miami.

O filme transparente tem uma estrutura semelhante à da pele de tubarão. Graças a essa textura superficial especial, a resistência ao atrito é reduzida durante o voo. Como resultado, em 2023, a SWISS conseguiu economizar significativamente em querosene e emissões de CO2, mesmo com uma frota que ainda não estava totalmente equipada.

“Estamos muito satisfeitos com os resultados até agora e orgulhosos de ser a primeira companhia aérea do mundo a equipar uma frota inteira com AeroSHARK”, diz Claus Bauer, Chefe de Gestão Técnica de Frota da SWISS.

AeroSHARK é uma tecnologia de superfície desenvolvida pela Lufthansa Technik e pela empresa química BASF. A SWISS está examinando a possibilidade de equipar outros tipos de aeronaves em sua frota de longo curso com esta tecnologia.

Informações da SWISS

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias