A Dubai Aerospace Enterprise (DAE) anunciou o recebimento de aproximadamente US$ 118 milhões em dinheiro como um acordo de liquidação de seguro. Este acordo refere-se a aeronaves que estavam em arrendamento com a Aeroflot.
O DAE afirma que o valor da liquidação refere-se a sinistros de seguro sob as apólices de seguro e resseguro da Aeroflot, especificamente relacionados a sete aeronaves e seus motores, informou o Aviacionline.
A empresa especifica que o processo para garantir os fundos da companhia de seguros russa NSK foi conduzido em total conformidade com todos os regimes de sanções aplicáveis.
Após o recebimento desses fundos, a DAE afirmou que cada uma de suas entidades afiliadas envolvidas nos arrendamentos para a Aeroflot retirou suas reivindicações contra a NSK, a Aeroflot e seus resseguradores internacionais por essas aeronaves e motores específicos.
Além disso, o DAE observa que as discussões estão em andamento sobre reclamações de seguro com outras companhias aéreas russas. No entanto, a empresa reconhece que há incerteza sobre se essas discussões levarão a mais negócios ou ao recebimento de mais financiamento. O DAE destaca a imprevisibilidade na obtenção das aprovações e financiamentos necessários para a celebração de eventuais acordos adicionais.
Além dessas negociações, a DAE está ativamente envolvida em litígios nos tribunais ingleses sob suas próprias apólices de seguro. A empresa também enfatiza seus esforços contínuos para mitigar perdas relacionadas a aeronaves que foram anteriormente arrendadas a outras companhias aéreas russas.
Na época da invasão da Ucrânia pela Rússia, em fevereiro de 2022, a DAE havia alugado 22 aeronaves de companhias aéreas russas, das quais 19 permanecem naquele país fora de seu controle. Isso significou um impacto financeiro de US$ 576,5 milhões.