Empresa holandesa busca desenvolver uma aeronave elétrica de oito hélices para 90 passageiros

A empresa holandesa Elysian está concentrada no desenvolvimento de uma aeronave elétrica capaz de transportar 90 passageiros. Inspirada nas pesquisas da TU Delft, a Elysian acredita na viabilidade dessa tecnologia inovadora. O objetivo é ter o avião em operação até 2033.

De acordo com informações da Elysian, a nova abordagem de design revela um potencial surpreendente para o voo elétrico alimentado por bateria, descartando limitações antigas relativas a capacidade, peso e distância. Com base nessas descobertas, a empresa está concebendo uma aeronave elétrica capaz de voar 800 quilômetros com uma bateria de densidade energética de 360 Wh/kg.

Rob Wolleswinkel, co-CEO, cofundador e diretor de tecnologia da Elysian, explica: “Descobrimos que grandes aviões elétricos movidos a bateria podem transportar muito mais energia e ser muito mais eficientes aerodinamicamente do que se acreditava anteriormente. Em vez de uma aeronave turboélice, usamos como ponto de partida os jatos de primeira geração. Eles eram ineficientes em termos de consumo de combustível e, ao mesmo tempo, projetados para longas distâncias, ou seja, tinham que carregar muita energia em relação ao seu peso total. Isso serviu de inspiração para o nosso projeto de aeronave elétrica.”

A estratégia da Elysian para otimizar a eficiência inclui a disposição das baterias na asa da aeronave, empregando oito motores com hélices de tamanho relativamente pequeno e optando por uma asa baixa com trem de pouso de menor extensão. Além disso, turbinas a gás serão instaladas a bordo, como medida de backup para as baterias.

A Elysian contabiliza em suas operações o apoio de diversos investidores, entre os quais se destaca a Panta Holdings.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias