Encontro com bando de aves força pilotos a abortarem decolagem de Boeing 777 em alta velocidade

Cena do vídeo visto mais abaixo nesta matéria

Uma aeronave da companhia aérea Swiss enfrentou problemas durante a decolagem no Aeroporto de Chicago-O’Hare, nos Estados Unidos. O voo LX-9, programado para partir na última sexta-feira à noite, 8 de setembro, foi interrompido quando o Boeing 777-300ER encontrou um bando de pássaros na pista.

O equipamento, registrado sob a matrícula HB-JNL, partiu do Terminal 5 do aeroporto e deveria cumprir o voo regular para Zurique, na Suíça, com 13 tripulantes e 316 passageiros a bordo.

Sobre a pista 09C, a aeronave iniciou a corrida de decolagem e ao atingir 240 quilômetros por hora os pilotos acionaram abruptamente os freios após o encontro com os aves, interrompendo a operação. Apesar da alta velocidade, a aeronave parou seguramente, segundo reporta o The Aviation Herald.

Após o incidente, equipes de resgate foram prontamente acionadas e, por precaução, o trem de pouso precisou ser resfriado antes que a aeronave pudesse retornar ao terminal. O vídeo acima mostra a aeronave parada sobre a pista, cercada por diversas viaturas.

As autoridades de aviação dos Estados Unidos impuseram uma breve proibição de 30 minutos de pousos na pista para permitir a inspeção.

O voo LX-9 foi cancelado e os passageiros foram acomodados em hotéis após o avião ser rebocado de volta ao portão. A aeronave permaneceu no solo até o dia seguinte, tendo realizado um novo voo para a Suíça, conforme aponta os dados do RadarBox.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias