Encontro do Painel de Artigos Perigosos da OACI no Rio de Janeiro tem participação da ANAC

Boeing 747-400F da Kalitta Air no Aeroporto Internacional de Viracopos

Entre 8 e 19 de maio, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) participou do encontro do Painel de Artigos Perigosos (em inglês, Dangerous Goods Panel, ou DGP) da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI).

Sediado na cidade do Rio de Janeiro, o evento discutiu estudos de autoridades e especialistas da aviação civil internacional a respeito do transporte aéreo de artigos perigosos e estabeleceu políticas para o manuseio seguro desses objetos no setor.

No evento, realizado a cada dois anos, a Agência participou também dos Grupos de Trabalho (em inglês, Working Groups, ou WG) que avaliam e atualizam os dispositivos que regulamentam o transporte de artigos perigosos, cuja regulamentação pode variar de país para país. Nessas atividades, os representantes da ANAC puderam contribuir para o aprimoramento dos protocolos de segurança e a organização das atividades futuras do Painel.

As conclusões e discussões no encontro também têm reflexo nos regulamentos nacionais sobre a temática, uma vez que os principais regulamentos internacionais vigentes sobre artigos perigosos também servem como base para a elaboração dos regramentos e manuais de procedimentos estabelecidos pela ANAC.

A participação da Agência nas discussões do DGP enfatiza a importância da presença do Brasil na regulamentação internacional e no aprimoramento cada vez maior da segurança operacional no modal da aviação civil em escala local e global.

Informações da Força Aérea Brasileira

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias