Encontro internacional sobre indicadores do tráfego aéreo tem coordenação do Brasil

Foto: DECEA

Realizar trocas de experiências com outros especialistas de um determinado tema gera ganhos em processos em todas as indústrias e setores. Para atividades relacionadas com o controle de tráfego aéreo não é diferente e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), da Força Aérea Brasileira, tem sido protagonista na região.

Exemplo disso foi a realização do primeiro Workshop sobre Gestão de Dados e Indicadores ATFM (Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo), realizado em Lima e coordenado pelo Brasil. O evento teve como objetivo otimizar o processo de monitoramento da demanda por meio do painel de Business Inteligence (BI) para o Plano de Operações ATFM da Região Sul-Americana.

A delegação brasileira foi composta pelo Primeiro-Tenente Engenheiro, André Luiz Elias Melo, do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA); pelo Segundo-Tenente Especialista em Controle de Tráfego Aéreo, Bruno Furtado Sá, do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA); e pelo Civil Dacta Adriano Duarte da Silva, também do CGNA.

O workshop foi transmitido por meio de videoconferência para todos os países participantes do Grupo de Estudos e Implementação do Espaço Aéreo Sul-Americano (GESEA): Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Vale ressaltar que o DECEA desempenha papel central na condução dos trabalhos do GESEA, com a indicação de coordenadores dos subgrupos e a relatoria dos principais Grupos de Trabalho (GT).

Durante o evento, foram abordados assuntos como o gerenciamento de dados ATFM, modelos de carregamento dos dados e adaptação do painel de BI, análises pós-operações e projeções de demanda, dentre outros. Para o coordenador do subgrupo ATFM do GESEA, o Capitão Especialista em Controle de Tráfego Aéreo, Ricardo David Benedictis, o workshop consolida o DECEA internacionalmente, trazendo benefícios para toda a sociedade Sul-Americana. “Este evento marcou um ponto de decisão para o ATFM Sul-Americano com a transferência de conhecimentos produzidos no Brasil nos últimos anos, envolvendo coleta de dados, monitoramento de indicadores e análises pós-operações para os países da região”, declarou o Oficial.

Primeiro Seminário de Performance ATM do Brasil

O ICEA, localizado em São José dos Campos (SP), será a sede do primeiro Seminário de Performance ATM do Brasil, que será realizado entre 29 de novembro a 1º de dezembro. Organizado pela Comissão de Performance ATM do DECEA, o evento tem por objetivo levar todos os participantes a uma reflexão aprofundada sobre a gestão de performance ATM, com foco nas análises de indicadores de desempenho. A intenção é agregar novos conhecimentos para manter uma infraestrutura de navegação aérea ágil, segura, sustentável, de alto desempenho e interoperável.

Informações fornecidas pelo DECEA

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias