Início Aviação Militar

Enorme drone da Marinha dos EUA foi visto em voo na costa do Líbano antes de possível ataque de Israel

Foto: US Navy

Neste final de semana, pelo menos um drone de grande porte do modelo MQ-4C da Marinha dos Estados Unidos (US Navy) pôde ser visto, através das ferramentas de rastreamento de voos, em missão pela costa do Líbano e de Israel. O callsign da aeronave no radar é “BLKCAT6”.

O rastreamento acontece num momento em que antecede o que pode ser um ataque israelense a posições do grupo terrorista Hezbollah no Líbano e a uma mobilização de vários países, inclusive dos EUA, para retirar seus nacionais do país árabe.

O MQ-4C Triton é uma aeronave de patrulha marítima de alta altitude e longa duração, desenvolvida pela Northrop Grumman para a Marinha dos EUA. Equipado com uma série de sensores de última geração, o Triton é projetado para monitorar vastas áreas oceânicas e costeiras, oferecendo aos militares uma capacidade de vigilância sem precedentes.

Com suas potentes câmeras e radar, a aeronave pode monitorar mais de 7 milhões de km² em uma única missão. Elogiado por suas capacidades de inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR), o Triton pode detectar, identificar e rastrear navios, bem como navios suspeitos de atividades ilegais.

O drone, que pode voar a altitudes superiores a 17.000 metros e permanecer no ar por até 30 horas, também é usado para auxiliar em operações de busca e resgate.

O MQ-4C Triton incorpora uma estrutura reforçada e um conjunto de sensores melhorado em relação ao RQ-4 Global Hawk, bem como proteção contra os rigores do ambiente marítimo. Além disso, o Triton tem um sistema de anti-gelo nas asas e componentes vitais de voo, tornando-o capaz de operar em condições climáticas adversas.

O exercício de vigilância do MQ-4C ao longo da costa, de Síria, Líbano a Gaza, demonstra a sua valiosa capacidade de apoiar operações contínuas de patrulha oceânica e monitoramento ambiental em uma região geopoliticamente sensível e propensa a conflitos. Isso permite um reconhecimento marítimo eficaz e a capacidade de reagir rapidamente a desenvolvimentos potencialmente críticos.

Como um ativo importante na rede de segurança marítima dos EUA, o Triton desempenha um papel crucial em operações sensíveis, como a missão “BLKCAT6”, reforçando a presença naval americana e proporcionando um nível elevado de cobertura de vigilância e reconhecimento.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.