Entra na próxima fase do programa de ensaios de voo, para certificação, o “táxi voador” elétrico da Joby

Aeronave eVTOL da Joby durante um dos voos de testes – Imagem: Joby Aviation

A Joby, empresa norte-americana que desenvolve “táxis voadores” elétricos para serviços comerciais de passageiros, anuncia que concluiu com sucesso seu programa de ensaios de voo de pré-produção e agora está focado na próxima fase, durante a qual usará seu protótipo de aeronave eVTOL (elétrica de pouso e decolagem na vertical) de produção para se preparar para os próximos ensaios de voo para crédito de certificação.

A fabricante aeronáutica explica que começou a voar o protótipo de pré-produção em escala cheia (tamanho real) há mais de quatro anos, e até o momento, suas duas aeronaves de pré-produção completaram mais de 1.500 voos, abrangendo uma distância total de mais de 33.000 milhas (53 quilômetros), incluindo mais de 100 voos com um piloto a bordo.

A segunda aeronave de pré-produção também completou os primeiros voos de exibição de táxi aéreo elétrico na cidade de Nova York, quando voou do heliporto Manhattan Downtown sobre o rio Hudson em novembro de 2023.

JoeBen Bevirt, fundador e CEO da Joby, disse:

“Ao longo deste programa de testes, nossa equipe mostrou ao mundo como os táxis aéreos elétricos são reais, com dezenas de milhares de quilômetros voados usando a tecnologia de bateria atual.

Nossa aeronave de pré-produção foi a segunda geração em escala real do projeto da Joby, e seu desempenho atendeu ou excedeu nossas previsões ao longo do programa, atingindo com sucesso nossas metas de alcance máximo, velocidade e uma pegada acústica revolucionária.

A conclusão bem-sucedida deste rigoroso programa de testes nos permitiu prosseguir para o aumento da produção com total confiança. A segunda aeronave de produção saiu da linha de produção em Marina, Califórnia, no início desta semana.

Os aprendizados do programa de testes de voo foram inestimáveis ​​para o nosso programa de certificação e para o desenvolvimento mais amplo de estruturas regulatórias em torno de aeronaves VTOL elétricas, validando o desempenho, a segurança e a acústica do nosso projeto, ao mesmo tempo que fornecem informações sobre as operações e manutenção diárias.”

Em 2021, a Joby demonstrou um voo de 154,6 milhas terrestres (248,8 km) com uma única carga de bateria, incluindo decolagem e pouso na vertical.

Em 2022, a Joby fez parceria com a NASA para medir e confirmar a revolucionária pegada acústica silenciosa de sua aeronave, que a empresa acredita que dificilmente será ouvida em voos de cruzeiro contra o ambiente das cidades. A empresa também demonstrou velocidades superiores a 320 quilômetros por hora e voo em altitudes superiores a 10.000 pés (3.000 metros) acima do nível médio do mar.

Em 2023, a fabricante expandiu seu programa de testes de voo para incluir voos com pilotos a bordo da aeronave, além de concluir o primeiro voo de exibição de um táxi aéreo elétrico na cidade de Nova York. Ela também treinou quatro pilotos da Força Aérea dos EUA para se tornarem os primeiros membros da Força Aérea a pilotarem uma aeronave eVTOL através de um perfil de voo completo, incluindo a transição do voo vertical para o voo horizontal, com piloto único em comando.

E em 2024, em parceria com a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA), a Joby completou 31 voos com piloto a bordo em dois dias, demonstrando as características operacionais da aeronave e capacidade de pouso de precisão.

James Denham, piloto-chefe de testes da Joby e a primeira pessoa a voar a bordo do protótipo de aeronave em escala real, comentou: “Nos últimos quatro anos, testamos e estudamos exaustivamente nossa aeronave em voo, desde o pouso de precisão e o outwash [sopro das hélices contra o chão no voo pairado] até os fatores humanos. Frequentemente realizamos vários voos por dia, demonstrando nossa capacidade de voar em uma ampla variedade de condições climáticas e operacionais. Como resultado, temos a equipe de testes de voo eVTOL mais experiente e profissional do mundo e estou orgulhoso de fazer parte deste programa.”

O segundo protótipo de aeronave de pré-produção de Joby será usado para pesquisa e desenvolvimento em futuras tecnologias de aviação.

O táxi aéreo elétrico da Joby foi projetado para transportar um piloto e quatro passageiros a velocidades de até 320 km/h, oferecendo mobilidade em alta velocidade com uma fração do ruído produzido por helicópteros e com zero emissões operacionais.

Informações da Joby

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Com 70% das obras do novo terminal prontas, Aeroporto de Boa...

0
A estrutura inclui a duplicação dos terminais de passageiros, a expansão da praça de alimentação e a instalação de 4 portões de embarque.