Entrega do primeiro Airbus A321neo da LATAM, no sábado, contou com 49% de SAF nos tanques

Imagem: Airbus

Como mostrado nos últimos dias no AEROIN, a LATAM Airlines recebeu seu primeiro exemplar de um avião do modelo Airbus A321neo, que partiu no último sábado, 30 de setembro, de Hamburgo, na Alemanha, onde foi construído, e chegou ao país através do Aeroporto Internacional Pinto Martins, de Fortaleza (CE), onde permanece até a publicação desta matéria nesta segunda-feira.

Agora, a fabricante europeia e a empresa aérea falam oficialmente sobre a entrega do equipamento, registrado sob a matrícula brasileira PS-LBB e arrendado da AerCap. Esta é a primeira aeronave de uma carteira comprometida de 76 unidades do A321neo. No total, a LATAM tem 111 aeronaves da Família A320 a serem entregues.

O A321neo entregue para a LATAM pode acomodar até 224 passageiros e possui os compartimentos Airspace XL da Airbus na cabine. Os compartimentos superiores de bagagem (bins) maiores proporcionam um aumento de 40% no espaço de armazenamento e facilitam 60% mais bagagem de mão.

O mais recente avião da frota da LATAM voou até o Brasil com 49% de Combustível de Sustentável Aviação, ou SAF na sigla para as iniciais em inglês.

“Nossa estratégia de renovação e modernização da frota está totalmente alinhada com nosso compromisso de sustentabilidade e nos aproxima da meta de nos tornarmos um grupo neutro em carbono até 2050”, disse Ramiro Alfonsín, Diretor Financeiro do Grupo LATAM Airlines. “Continuaremos trabalhando para melhorar a frota atual com aeronaves de próxima geração para melhorar ainda mais a nossa conectividade e, ao mesmo tempo, cuidar do meio ambiente.”

“Agradecemos à LATAM pela contínua confiança em nossas aeronaves, selecionando novamente o A321neo por seu contínuo crescimento de rede. Este movimento estratégico também acelera a trajetória de descarbonização da LATAM, já que os A321neos são pelo menos 20% mais eficientes em termos de combustível, emitindo 20% menos CO2 e 50% menos ruído em comparação com aeronaves da geração anterior”, disse Christian Scherer, Diretor Comercial e Chefe da Airbus International.

O A321neo é o maior membro da família A320 de corredor único da Airbus. Até o momento, mais de 5.200 A321neos foram encomendados por clientes em todo o mundo.

O Grupo LATAM Airlines e suas afiliadas são o maior grupo de companhias aéreas da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região – Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru -, além de operações internacionais para a Europa, Oceania, Estados Unidos e Caribe.

Hoje, a LATAM opera 240 aeronaves Airbus e é a maior operadora dos equipamentos europeus da América Latina. Em julho deste ano, a LATAM recebeu um novo Airbus A320neo, a primeira entrega com 30% de SAF.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias