Equipes de paraquedistas de 3 países estão confirmadas na 23ª edição da FIDAE, no Chile

Imagem: Divulgação / FIDAE

Durante esta nova edição da FIDAE – Feria Internacional del Aire y del Espacio, que ocorrerá de 9 a 14 de abril em Santiago, no Chile, a organização do evento informa que estarão presentes três equipes de paraquedistas de três diferentes países.

Uma delas é o “Wings of Blue”, da Academia da Força Aérea dos Estados Unidos (USAFA), grupo que foi fundado em 1962, quando cadetes realizavam diversos saltos no Colorado. Em 1976, decidiram mudar o nome da equipe para um mais apelativo, sendo o nome atual. Nesta edição de 2024 do evento em Santiago, no Chile, estará a equipe de demonstração que já realizou saltos em importantes eventos esportivos como Orange Bowl, Rose Bowl, NFL Monday Nights Football Games, corridas NASCAR e shows aéreos civis.

Todos os anos, a equipe de demonstração dos EUA atua em mais de 50 eventos especiais diante de mais de dois milhões de espectadores. Eles podem saltar de alturas que variam de 762 a 4.572 metros. Normalmente, os paraquedistas carregam granadas de fumaça para que a multidão possa visualizá-las melhor. Eles também podem transportar uma ou mais bandeiras.

Outra novidade durante a 23ª FIDAE será a primeira apresentação da equipe da Força Aeroespacial Colombiana “Águila de Gules”. Os integrantes da equipe realizam salto de paraquedas em queda livre a partir de helicópteros UH-60 Black Hawk, de grande altura.

Alguns dos paraquedistas fazem parte dos “Comandos Aéreos Especiais”, homens qualificados e treinados para realizar diversas operações contra o tráfico de drogas e sequestros. Eles também participam de evacuações aeromédicas e de resgate de pessoas afetadas por desastres naturais.

Uma de suas principais atrações é a “demonstração de fumaça” onde cada integrante salta alternadamente a 1.500 metros de altura. Ao chegarem a cerca de 600 metros de altura, começam a lançar granadas de fumaça com as cores das nações. Há outra demonstração que inclui o uso de sinalizadores.

Além deles, o “Escuadrilla de Paracaidismo Boinas Azules”, do Grupo de Apresentação da Força Aérea Chilena, será o time da casa. As origens do Esquadrão remontam a 1970, na Base Aérea de El Bosque, quando um grupo de entusiasmados Oficiais e Suboficiais iniciou o árduo trabalho de recuperação dos paraquedas dos pilotos, utilizados na aeronave, que depois de modificados foram utilizados para saltos livres dos integrantes da emergente Equipe de Paraquedas Boinas Azules.

Até hoje já realizaram mais de 25.000 saltos dentro e fora do Chile, desenvolvendo um trabalho constante de divulgação. O Esquadrão também contribui com o desenvolvimento e aprimoramento das técnicas de salto livre para as Unidades de Forças Especiais da Instituição, além de auxiliar na pesquisa e no desenvolvimento científico em fisiologia de voo.

“Estas três experientes equipas de paraquedismo realizarão um espetáculo surpreendente com o objectivo de encantar o público que fará parte da Feira, realizando diversas acrobacias e quedas livres”, declara a organização da FIDAE.

O AEROIN estará presente para trazer aos leitores imagens e novidades deste grande evento, através de matérias e/ou das redes sociais. Para acompanhar todos os conteúdos da FIDAE 2024 publicados no AEROIN, clique aqui.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias