Início Acidentes e Incidentes

Erro do controle de tráfego faz quatro aviões cruzarem a pista enquanto outro decolava em NY

Os controladores de tráfego aéreo liberaram quatro aviões para cruzar uma pista no Aeroporto JFK, em Nova York, enquanto um voo da SWISS para Zurique estava prestes a decolar.

Os pilotos do voo LX-17 da SWISS conseguiram evitar um desastre por pouco quando os controladores de tráfego aéreo autorizaram quatro aviões diferentes para cruzar a mesma pista que o Airbus A330, com capacidade para até 236 passageiros, acabara de receber permissão para decolar.

Na verdade, os pilotos do voo da SWISS já haviam começado a acelerar na pista quando o comandante avistou os aviões cruzando à sua frente e abortou rapidamente a decolagem antes que fosse tarde demais, conforme relatado pelo canal VASAviation do Youtube, que compartilhou uma animação junto com o áudio do controle.

As gravações das comunicações mostram como o avião da SWISS foi instruído a alinhar-se no final da pista 17 e esperar enquanto o voo 29 da Delta, vindo de Nice, na França, recebeu permissão para cruzar a pista.

Em seguida, o voo da SWISS recebeu permissão para decolar, logo antes dos voos 2246 da American Airlines (que acabara de chegar de Dallas), 5752 da Republic e 420 da Delta, que foram todos instruídos a cruzar a pista 17 em pontos diferentes em rápida sucessão.

A voz calma e tranquila do piloto da SWISS é ouvida dizendo: “Abortando decolagem. Tráfego na pista”.

No final, o voo da SWISS decolou de Nova York com 45 minutos de atraso e nenhum dano foi causado, mas o caso chama a atenção para incidentes de quase colisão em pistas de pouso.

Na semana passada, a Administração Federal de Aviação (FAA) anunciou planos para instalar novos sistemas de vigilância de campo de aviação que são projetados para reduzir o risco de invasões de pista, “melhorando a consciência situacional dos controladores de tráfego aéreo”.

A tecnologia será instalada em Austin, Indianápolis, Nashville e Dallas-Love Field apenas em julho, e dezenas de outros aeroportos receberão a tecnologia até o final do próximo ano.

O sistema, chamado Surface Awareness Initiative, usa dados ADS-B para mostrar “tráfego de superfície”, como uma aeronave taxiando, em um mapa do aeroporto. A tecnologia será implantada em aeroportos que não possuem uma ferramenta de vigilância de superfície.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile