Início Acidentes e Incidentes

Escorregador de emergência do avião abre acidentalmente em cima de um caminhão de comida no aeroporto

Um escorregador de emergência em um Boeing 767 da Delta Air Lines foi acidentalmente acionado em cima de um caminhão de catering logo após a aeronave ter chegado ao Aeroporto de Gatwick, em Londres, na manhã de segunda-feira, dia 15 de abril.

O acidente potencialmente caro ocorreu depois que a aeronave voou de Nova York a Londres como voo DL-62 e depois que os passageiros já haviam desembarcado. Não se sabe como ou por que o escorregador de emergência foi acidentalmente acionado, já que a porta deveria ter sido desarmada ao chegar em Londres.

Geralmente, durante o serviço de catering, a porta é aberta pelo lado de fora quando o caminhão é posicionado alinhado com a porta.

Nesta ocasião, a Delta não teve que cancelar o voo de retorno, mas o avião partiu com um atraso de quase três horas. Estima-se que o custo para substituir um escorregador de emergência em peças e manutenção, bem como os atrasos associados, seja de pelo menos US$ 35.000, embora esse valor possa ser muito mais alto para aeronaves de corredor duplo como o Boeing 767.

As portas do Boeing 767 são bastante incomuns, abrindo-se para cima no interior da aeronave. O mecanismo de armação do escorregador está muito próximo à alça de abertura da porta, que também se move para cima.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile