Espaço Aéreo de Moscou fica fechado após ataque de drones ucranianos

Um ataque de drones nas primeiras horas de domingo na capital da Rússia levou ao fechamento do Espaço Aéreo, atrasando vários voos.

© FlightRadar24

No final da madrugada deste domingo, várias explosões foram ouvidas na região leste de Moscou, principalmente num centro financeiro chamado de IQ-quarter, que abriga vários arranha-céus.

Vídeos que circulam na internet mostram moradores sendo acordados pelas explosões e o forte barulho, enquanto uma gravação (abaixo) mostra um drone a hélice agindo como Kamikaze e voando para um prédio até se explodir:

O IQ-quarter está localizado a 20 quilômetros do Aeroporto de Vnukovo, que é o terceiro maior de Moscou, sendo usado bastante por companhias aéreas de baixo-custo e também por empresas voltadas para voos de turistas.

A principal companhia aérea estrangeira que opera em Vnukovo são as turcas Turkish Airlines, a sua subsidiária Anadolujet e a concorrente Pegasus Airlines. E foram estas empresas as mais afetadas pelo ataque de drone.

Pela proximidade do aeroporto com o local do ataque, o governo da Rússia fechou o espaço aéreo, afetando os voos pousando em Vnukovo, especialmente os que vem passando pela Europa, que tem sido o desvio preferido das companhias turcas.

Até o fechamento desta reportagem, 1 voo da Flydubai tinha sido desviado para Domodedovo em Moscou, 1 da Anadolujet foi desviado para São Petesburgo e outros 4 aviões fazem órbitas (voltas) esperando a reabertura de Vnukovo.

O aviso de fechamento do aeroporto foi publicado na rede de avisos para tripulantes de todo o mundo (NOTAM). A agência de notícias estatal da Rússia, a TASS, confirmou o fechamento do Vnukovo e também noticiou que 2 prédios foram atingidos, mas nenhuma pessoa ficou ferida.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

CEO da American Airlines rasga elogios à Embraer: “A indústria deve...

0
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || ).push({}); A American Airlines está bastante satisfeita com a parceria com a Embraer na sua subsidiária...