Especialista em Embraer e outros jatos regionais, empresa de leasing Azorra quer dobrar de tamanho

Imagem: Embraer

A Azorra planeja expandir de forma significativa a sua frota nos próximos anos, visando aumentar sua relevância para as companhias aéreas e fabricantes de aeronaves. Ron Baur, presidente da empresa, compartilhou durante a conferência ISTAT Americas que facilmente poderia dobrar sua frota.

Participante relativamente nova no mercado de leasing, a Azorra foi fundada por John Evans, com respaldo da empresa de private equity Oaktree Capital. Atualmente, a empresa tem uma frota de pouco menos de 100 aeronaves próprias e gerenciadas, além de compromissos para outras 80. Dentre seus pedidos pendentes estão 35 jatos Embraer E195-E2 e 22 Airbus A220. A Azorra também adquiriu recentemente 12 aeronaves A220 da Egyptair para disponibilizá-las a outras empresas aéreas.

Conforme matéria do Aviation Week, Baur também não excluiu a possibilidade de mais pedidos diretos à Airbus ou Embraer. “Gostamos de ter um livro de pedidos com as fabricantes. Muitas empresas de leasing não possuem livros de pedidos”.

A Azorra começou com o foco em jatos regionais de grande porte, pois a concorrência é menor e as margens de lucro são mais fáceis de obter. “Muitos estão perseguindo aeronaves de corredor único, A320 e 737 da Boeing. O custo mais baixo vence, é apenas uma corrida de fundo”, explicou Baur.

Apesar de enfocar jatos regionais e aeronaves de fuselagem larga inicialmente, Baur prevê que a Azorra entrará no segmento de corredor único em tempo oportuno, uma vez que há muitas oportunidades. “Para nós, é apenas uma questão de onde obteremos o maior retorno”.

Ele também vê um grande potencial para a Embraer a partir da disponibilidade anterior de vagas para produção. A Azorra tem uma exposição significativa à Embraer, tanto com E1 quanto com E2.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias