Esquadrilha da Fumaça confirma presença em feira na Colômbia e apresentações no Norte

Decolagem da Esquadrilha da Fumaça durante F-AIR 2017 – Imagem: Plínio Lins

Como havia sido antecipado pelo AEROIN em primeira mão, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), da Força Aérea Brasileira (FAB), confirmou sua participação na 11ª edição da Feira Aeronáutica Internacional (F-AIR) Colômbia, programada para ocorrer no próximo mês de julho. A última participação do Esquadrão na F-AIR ocorreu em 2017.

A importante feira internacional, que ocorre a cada dois anos no Aeroporto Internacional José María Córdova, em Rionegro-Medellín, deve acontecer entre o dia 12 e 16 de julho e é organizada pela Força Aérea e a Aeronáutica Civil da Colômbia.

De acordo com a Esquadrilha da Fumaça, durante o deslocamento para a missão internacional, serão realizadas algumas demonstrações em municípios da Região Norte do Brasil, que em breve serão confirmadas oficialmente em sua agenda.

Após as apresentações em céus brasileiros, as aeronaves A-29 Super Tucano e um avião de apoio da FAB iniciarão o deslocamento rumo à Colômbia, percorrendo a densa floresta amazônica e cordilheiras colombianas, até chegar ao aeroporto principal da cidade de Medellín, localizado no município de Rionegro.

A chegada da Esquadrilha em terras colombianas deve ocorrer no dia 12 de julho. Já no dia seguinte (13), as aeronaves passarão por manutenção após uma sequência de demonstrações realizadas no Norte do Brasil e também pelo longo deslocamento até o país vizinho.

Com a intervenção dos Anjos da Guarda, apelido carinhoso dado aos mecânicos do EDA, as sete aeronaves devem iniciar sua participação efetiva na F-AIR realizando demonstrações nos dias 14 e 15 de julho. Por fim, no dia 16, os militares iniciam seu deslocamento de volta ao Brasil.

Na ocasião das demonstrações na Colômbia, os pilotos da Esquadrilha da Fumaça poderão novamente mostrar as capacidades do A-29 diante dos voos a pouco mais de 2.200 metros do nível do mar. Neste patamar, o ar rarefeito interfere no rendimento das aeronaves, algo provado pelos A-29 durante a última participação em 2017.

Além da Esquadrilha da Fumaça, o evento deve contar com a presença do grupo acrobático ‘Arpía 51‘, equipados com equipado helicópteros AH-60L Arpía, da Esquadrilha Acrobática T-27 Tucano, do F-16 Viper Demo Team, da equipe militar de paraquedismo ‘Águila de Gule‘, da Força Aérea Colombiana e da equipe de paraquedismo ‘Wings of Blue‘, da Força Aérea dos Estados Unidos.

Esta é a primeira demonstração internacional da Esquadrilha da Fumaça no ano de 2023. A última missão fora do país ocorreu no ano passado, por ocasião da Feira Internacional do Ar e Espaço (FIDAE), ocorrida no Chile.

Leia mais:

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias