Esquadrões de Helicópteros da Marinha participam da PASSEX 2023 com a Marinha Francesa

Imagem: Marinha do Brasil

No período de 20 a 23 de novembro, o Comando da Força Aeronaval, representado pelo 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-2) e pelo 1° Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (EsqdHS-1), participou da comissão PASSEX com o FS BRF JACQUES CHEVALLIER (A-725) da Marinha Francesa, ambos Esquadrões operando a partir do Navio Aeródromo Multipropósito Atlântico (A-140).

O EsqdHU-2, empregando as aeronaves UH-15 (N-7107) e AH-15B (N-4102), realizou qualificação e requalificação de pouso a bordo diurno, transporte administrativo e infiltração de Mergulhadores de Combate, pelo método Fast Rope, no convoo do navio francês.

O EsqdHS-1, empregando duas aeronaves modelo SH-16 (N-3036) e (N-3037) realizou Cross Deck, Pick-Up e transporte administrativo com o navio francês, além de adestramentos de pouso diurno e noturno com uso de Óculos de Visão Noturna (OVN), Controle de Helicópteros na Cobertura (CHC) e ataques vetorados.

Imagem: Marinha do Brasil

Segundo a aviação naval, o navio JACQUES CHEVALLIER é o primeiro do programa conhecido como “Bâtiment Ravitailleur de Forces” (BRF), no qual 4 navios da classe Vulcano modificados foram encomendados para substituir seus navios-tanque Classe Durance entre 2023 e 2029, com maiores capacidades e equipamentos modernos para dar suporte ao grupo de aviação constituído em torno do porta-aviões.

Informações da Marinha do Brasil

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias