A fabricante aeronáutica sueca Saab informa nessa segunda-feira, 13 de fevereiro, que o avião bimotor turboélice Saab 2000 agora está certificado para voos de passageiros no Canadá.
Segundo a empresa, a velocidade próxima à de um jato, com a eficiência de combustível de um turboélice e a espaçosa cabine de 50 lugares fazem do Saab 2000 um equipamento sob medida para o mercado do país norte-americano.
A Saab também destaca a ampla distância entre os eixos dos trens de pouso principais, a capacidade de decolagem curta e a sobra de potência como diferenciais que garantem maior segurança e como qualidades apreciada no vasto país.
Um importante passo para certificar o Saab 2000 junto à autoridade de aviação civil do Canadá (TCCA – Transport Canada Civil Aviation) para uso no país foi realizar um teste de imersão a frio, garantindo que a aeronave fosse inicializada e todos os sistemas funcionassem após uma noite em que as temperaturas caíssem abaixo de -35 graus Celsius. Isso foi feito em Yellowknife, Canadá, onde a tripulação da Saab teve que passar alguns dias frios de fevereiro esperando pelas temperaturas certas.
De acordo com a Jetstream Aviation Capital, arrendadora especializada em turboélices e maior proprietária da aeronave Saab 2000, há um grande interesse no tipo por parte das operadoras canadenses.
Stuart Klaskin, CEO da arrendadora, comenta que a certificação do Saab 2000 no Canadá é mais um passo na expansão contínua do ressurgimento global desta grande aeronave, na qual a Jetstream e a Saab são parceiras há muitos anos.
“O Saab 2000 é adequado exclusivamente para operações no Canadá, dadas as distâncias entre populações, que são atenuadas por seu desempenho de alta velocidade, economia operacional muito eficiente, capacidade de operar em aeródromos de ambientes desafiadores e excelentes capacidades operacionais em climas frios. Estamos ansiosos para apresentar a aeronave ao Canadá em um futuro próximo e esperamos anunciar o primeiro compromisso com o cliente nos próximos meses”, fianlizou o CEO.
O Saab 2000 foi fabricado pela Saab de 1992 a 1999. Ele pode transportar até 50 passageiros e tem alcance de 1.900 milhas náuticas (3.500 km). Foi projetado para substituir o Saab 340 e foi a primeira aeronave turboélice projetada pela Saab.
A aeronave é equipada com dois motores turboélice Pratt & Whitney Canada PW126B e possui uma cabine pressurizada e aviônicos avançados. O Saab 2000 é um popular avião regional e é usado por muitas companhias aéreas em todo o mundo.