Está de volta aos voos comerciais neste domingo o avião E195-E2 que foi parar na grama em Salvador

Embraer 195-E2

Após um longo período de intervenções de manutenção das equipes técnicas, o avião Embraer 195-E2 que sofreu um incidente grave no Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Salvador (BA), retornou aos voos de transporte de passageiros neste domingo, 20 de agosto.

Como foi mostrado no AEROIN, na madrugada do dia 10 de maio, por volta da 01h30, o avião de matrícula PS-AED, da Azul Linhas Aéreas, acabou atolado no gramado ao final da pista auxiliar de Salvador, após pousar pela cabeceira 17 em um voo procedente do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).

Não houve consequências para os 105 passageiros e 5 tripulantes, que foram desembarcados no local, porém, a aeronave ficou presa por vários dias até que fossem realizados os procedimentos necessários à remoção, concluída no dia 18 de maio.

O E195-E2 ainda permaneceu no aeroporto da capital baiana até 23 de junho, passando pelas manutenções preliminares que dariam condições para um voo de translado (sem passageiros) até o principal centro de manutenção da Azul, em Viracopos, que foi executado em baixa altitude e com trem de pouso baixado.

Após a chegada a Campinas na tarde do dia 23 de junho, mais de 50 dias se passaram até que o jato voltasse a ganhar o céu, primeiro para uma verificação de conclusão de manutenção, executada ontem, 19 de agosto, em um voo local de cerca de 50 minutos.

E, por fim, neste domingo, 20, após mais de 3 meses desde sua última operação comercial, o PS-AED voltou a decolar para um serviço de transporte de passageiros, tendo partido às 09h00 para o voo AD-4384, com destino a Rondonópolis, em Mato Grosso.

Para quem deseja assistir aos pousos e decolagens do PS-AED no Aeroporto de Viracopos, o avião pode ser acompanhado em tempo real pela plataforma RadarBox neste link, e a tela a seguir apresenta a câmera ao vivo do canal Golf Oscar Romeo em Campinas:

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias