Está em curso a Pesquisa de Satisfação do DECEA para melhorias dos Serviços de Navegação Aérea

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) informou na última semana que está disponibilizando a nova edição de sua Pesquisa de Satisfação destinada à Comunidade ATM Nacional.

A iniciativa tem por intuito aprimorar os serviços de tráfego aéreo oferecidos no país, a partir de uma percepção das necessidades dos diversos atores envolvidos no transporte aéreo num processo colaborativo.

A opinião dos usuários do serviço de navegação aérea e dos prestadores de serviços de navegação aérea é de suma importância para que a organização possa obter um panorama das necessidades, identificar expectativas e dificuldades e, assim, qualificar e aprimorar o serviço prestado no âmbito do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

“A pesquisa de satisfação é uma ferramenta essencial que nos permite compreender a percepção dos usuários em relação aos serviços de navegação aérea fornecidos pelo DECEA. Com base nos dados coletados, poderemos definir estratégias alinhadas aos anseios da comunidade ATM, buscando oferecer um serviço de qualidade cada vez maior”, destacou o chefe do Subdepartamento de Operações (SDOP) do DECEA, Brigadeiro do Ar André Gustavo Fernandes Peçanha.

Os resultados da pesquisa de satisfação são compilados e analisados conforme processo descrito no Plano de Performance ATM do DECEA (PCA 100-3). O PCA 100-3 tem a finalidade de orientar a evolução e medir o desempenho do Sistema ATM Nacional, estabelecendo metas consistentes com os períodos de referência e servindo como instrumento norteador para planejamento das atividades necessárias nos níveis estratégico e operacional.

Como órgão central do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (SISCEAB), o DECEA é responsável pela prestação dos serviços de navegação aérea no espaço aéreo sob jurisdição brasileira, bem como pelo processo de planejamento de gerenciamento do tráfego aéreo (ATM), seja pela análise de capacidade, investimentos em infraestrutura, ou pela capacitação de pessoal para otimização das operações aéreas.

O instrumento de sondagem é visto como uma oportunidade de incluir a comunidade ATM nos processos de planejamento, implantação e operação do SISCEAB, além de estabelecer um canal direto destes com o DECEA.

A pesquisa de satisfação estará disponível na internet neste link.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Boeing 747 da UPS que sofreu pouso duro em Tóquio teve...

0
O Comitê de Segurança dos Transportes do Japão divulgou um relatório de progresso sobre a investigação do pouso duro do Boeing 747.