Está entregue a segunda unidade do novo avião comercial chinês C919, rival do 737 MAX e A320neo

A Commercial Aircraft Corporation of China (COMAC) informou nesta semana que realizou uma cerimônia para a entrega da segunda unidade da nova aeronave comercial C919, modelo concorrente das famílias Boeing 737 MAX e Airbus A320neo, que pode ser configurado para 156 passageiros em duas classes ou até 174 em classe única.

O avião registrado sob a matrícula B-919C foi entregue à companhia aérea China Eastern Airlines (CEA) no edifício do complexo de testes de voo da base de Zhuqiao da COMAC na tarde da última sexta-feira, 14 de julho de 2023. A primeira unidade, de matrícula B-919A, também foi destinada à China Eastern Airlines.

A junção das seções da aeronave B-919C foi iniciada em agosto de 2022, a montagem final foi concluída em fevereiro de 2023 e o teste de voo de produção foi concluído em junho de 2023.

Depois de entrar na fase de entrega, a equipe de recebimento da CEA cooperou com o equipe de entrega da COMAC para concluir cuidadosamente todo o trabalho, como inspeção de aparência da aeronave, teste de solo, teste de voo de entrega, inspeção da autoridade de aviação chinesa (CAAC) e entrega de documentos.

A aeronave B-919C da China Eastern Airlines concluiu o voo de translado de entrega na manhã do domingo, 16 de julho, e será colocada em operação de transporte de passageiros em um futuro próximo.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias