Está entregue o último avião do modelo Dash 8-Q400 novo de fábrica

A Air Tanzania recebeu a última unidade nova de fábrica do turboélice De Havilland Aircraft of Canada DHC-8-Q400. Desde o ano passado, a fabricante canadense já sinalizava seu interesse em suspender a fabricação de novas aeronaves e concentrar-se, nesse momento, em fornecer serviços e peças para as aeronaves atualmente operando em todo o mundo.

No início deste ano, anunciou formalmente a pausa na produção e, embora tenha prometido retomar a produção no futuro em outro local, ainda não se comprometeu com nenhum cronograma ou estratégia específica. O motivo por trás da decisão é a falta de pedidos, somada à crise da pandemia e também á necessidade de procurar um novo local para a montagem das aeronaves.

O último avião do modelo (registro C-GPPU, msn 4624) partiu no final de julho, tendo decolado de Goose Bay para Dar es Salaam com paradas em Reykjavik, Keflavik, Rotterdam, Heraklion, Luxor e Addis Ababa. A aeronave deve se tornar 5H-TCK assim que for registrada na Tanzânia.

Na América Latina e Caribe, a frota do Dash 8 em operação é composta por apenas 14 aeronaves, como mostra a imagem abaixo.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Aeroporto de São José dos Campos negocia novas rotas de carga...

0
A concessionária SJK Airport está negociando a ampliação dos voos regulares para transporte de cargas aéreas para países como México