A CDB Aviation, empresa irlandesa especializada em leasing (arrendamento) de aeronaves comerciais, anunciou na segunda-feira, 25 de abril, que recebeu a primeira aeronave cargueira de sua história, que será também o primeiro A330-300 convertido de transporte de passageiros para cargueiro (A330 P2F) a operar na América Latina.
A aeronave foi convertida pela Elbe Flugzeugwerke GmbH (EFW) e é o primeiro de dois A330-300 P2F arrendados pela companhia cargueira Mas, sediada no México (antes conhecida como Mas Air). A transportadora, que sempre foi uma tradicional operadora dos Boeings 767-200 e 767-300 cargueiros, deve receber a segunda aeronave -300 P2F em maio.
A Mas também foi a primeira latino-americana a operar um exemplar da conversão do modelo menor, o A330-200 P2F, após recebê-lo no início deste ano, arrendado da Altavair LP e também convertido pela EFW. Desde então, o avião já foi utilizado algumas vezes em voos ao Brasil, para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).
Antes da empresa mexicana, apenas a versão cargueira original de fabricação, o A330-200F, era operada por empresas latinas, como as colombianas Tampa Cargo e Avianca Cargo.
“Este é um dia importante e histórico para a CDB Aviation, pois vemos o fruto de dois anos de intenso trabalho e colaboração, culminando na entrega do nosso primeiro A330 P2F desde que fizemos a entrada estratégica no leasing de aeronaves cargueiras”, afirmou Patrick Hannigan, CEO da CDB Aviation. “Somos gratos à equipe Mas por confiar na CDB Aviation para ser um parceiro no apoio à sua estratégia de frota inovadora e por ser nosso primeiro cliente do A330P2F.”
Luis Sierra, CEO da Mas, comentou: “Nós nos sentimos honrados que a CDB Aviation confiou na Mas para ser seu primeiro cliente A330 P2F. Para nós, operar a variante -300 abrirá oportunidades incríveis em mercados regionais onde há necessidade de aeronaves altamente confiáveis, fornecendo volume suficiente.”
Apesar do anúncio da entrega do jato à CDB, ainda não foi divulgada a data para que a aeronave seja repassada à Mas e transladada para o México.
Informações da CDB Aviation